A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – atualizou os dados referentes ao desempenho da indústria automotiva em 2025. A entidade divulgou informações sobre o índice de produção de veículos e exportações, além de outros temas relacionados ao setor.

Igor Calvet, presidente executivo da Anfavea, comentou que em janeiro de 2026 serão continuados os estudos que permearão as próximas projeções para o setor automotivo, tratando de tópicos importantes para empresas que prestam serviços de corte, estampagem e soldagem de chapas.
Produção de autoveículos. Gráfico: Anfavea/Divulgação.
De acordo com a Anfavea, a produção total de automóveis e veículos comerciais leves aumentou em 4,1% quando comparado o período de janeiro a novembro de 2024 com os mesmos meses de 2025. Fazendo um recorte da produção de automóveis e também da de veículos comerciais leves, considerando o mesmo período mencionado acima, houve aumento de 5,2% e 3,7%, respectivamente.
Se comparada a produção de automóveis e veículos comerciais leves entre outubro e novembro deste ano, houve queda de 11,6%. Igor Calvet comentou que um dos fatores que contribuíram para a queda do índice de produção foi a menor quantidade de dias úteis de outubro último.
Produção de ônibus aumentou
Foi anunciado pela Anfavea que a produção de ônibus teve aumento de 5,5% quando comparado o volume de unidades fabricadas entre janeiro e novembro de 2024 com o acumulado nos mesmos meses de 2025. Entretanto, a produção de caminhões em 2025 apresentou queda pelo quarto mês consecutivo.
Também foi divulgado pela entidade o aumento de 1,4% no emplacamento de automóveis e veículos comerciais leves quando comparado o período de janeiro a novembro de 2024 com os mesmos meses deste ano.
China passa a Argentina nas exportações
De acordo com a Anfavea, as exportações de automóveis para a Argentina tiveram queda de 21%, tendo como principais fatores influentes a instabilidade do mercado daquele país e as eleições ocorridas recentemente.
Índice de exportações. Gráfico: Anfavea/Divulgação.
Nas palavras do presidente executivo da entidade, “a China já passou da Argentina na participação das exportações e atualmente representa entre 36% e 37% dos destinos dos automóveis brasileiros no mercado externo”.
As exportações de automóveis para a Colômbia e para o Chile aumentaram em 27,2% e 37,3%, respectivamente, quando comparado o período de janeiro a novembro de 2024 com os mesmos meses de 2025.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Continue por dentro das notícias da indústria de veículos:
Soldagem otimizada preserva o revestimento externo de chapas
Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas
BYD busca fornecedores nacionais para montagem de carros elétricos
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026