Desenvolver estruturas leves se tornou indispensável nos novos projetos da indústria da mobilidade. A construção mista com metais leves e compostos plásticos com fibra fez com que as ligações adesivas híbridas assumissem mais importância.

 

Diferentes coeficientes de expansão térmica dos materiais, tensões internas e, consequentemente, falhas no adesivo podem ocorrer quando há grandes variações de temperatura, especialmente no caso de junções sujeitas a grandes esforços mecânicos. E isso nem sempre pode ser remediado apenas pela escolha do adesivo, sendo necessário também considerar os parâmetros de projeto da conexão e a compatibilidade entre os materiais.

Por isso o Instituto Fraunhofer para Durabilidade Estrutural e Confiabilidade do Sistema (LBF), de Darmstadt, na Alemanha, criou o projeto de pesquisa Gohybrid, visando investigar a otimização de tecnologias de conexão entre materiais na construção mista, que ainda não são adequadas para a produção em massa.


 

O projeto inicialmente visa desenvolver uma ligação adesiva para uma roda híbrida de carro contendo um aro moldado com composto de fibra de vidro e um cubo de alumínio que pode suportar altas cargas operacionais e temperaturas. A solução de construção leve tem como objetivo substituir a união mecânica convencional com parafusos.

Para isso, as amostras dessa conexão estão sendo testadas sob cargas térmicas e cíclicas. Com o projeto GoHybrid, o Fraunhofer LBF espera alcançar tempos de desenvolvimento reduzidos, processos de fabricação mais eficientes, produtos mais baratos e maior eficiência de recursos com o mesmo nível de segurança. As conexões híbridas otimizadas poderão então ser usadas não apenas em componentes automotivos, mas também no setor aeroespacial e em outras indústrias.

 

Além do Fraunhofer LBF, participam do esforço de pesquisa a Otto Fuchs KG, a inpro Innovationsgesellschaft (sistemas de produção avançados na indústria de veículos), a Invent Innovative Verbundwerkstoffe (marketing de novas tecnologias), DuPont Transportation & Industrial e TÜV SÜD Product Service (certificação).


 

Foto:Fraunhofer LBF

 

Conteúdo relacionado:

 

Fita protetora uniformiza a raiz da solda

 

Feira internacional de corte e soldagem acontecerá em setembro

 

#construção leve

#uniãohíbrida

#uniãodemateriais



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024