Diferentes coeficientes de expansão térmica dos materiais, tensões internas e, consequentemente, falhas no adesivo podem ocorrer quando há grandes variações de temperatura, especialmente no caso de junções sujeitas a grandes esforços mecânicos. E isso nem sempre pode ser remediado apenas pela escolha do adesivo, sendo necessário também considerar os parâmetros de projeto da conexão e a compatibilidade entre os materiais.

Por isso o Instituto Fraunhofer para Durabilidade Estrutural e Confiabilidade do Sistema (LBF), de Darmstadt, na Alemanha, criou o projeto de pesquisa Gohybrid, visando investigar a otimização de tecnologias de conexão entre materiais na construção mista, que ainda não são adequadas para a produção em massa.
O projeto inicialmente visa desenvolver uma ligação adesiva para uma roda híbrida de carro contendo um aro moldado com composto de fibra de vidro e um cubo de alumínio que pode suportar altas cargas operacionais e temperaturas. A solução de construção leve tem como objetivo substituir a união mecânica convencional com parafusos.
Para isso, as amostras dessa conexão estão sendo testadas sob cargas térmicas e cíclicas. Com o projeto GoHybrid, o Fraunhofer LBF espera alcançar tempos de desenvolvimento reduzidos, processos de fabricação mais eficientes, produtos mais baratos e maior eficiência de recursos com o mesmo nível de segurança. As conexões híbridas otimizadas poderão então ser usadas não apenas em componentes automotivos, mas também no setor aeroespacial e em outras indústrias.
Além do Fraunhofer LBF, participam do esforço de pesquisa a Otto Fuchs KG, a inpro Innovationsgesellschaft (sistemas de produção avançados na indústria de veículos), a Invent Innovative Verbundwerkstoffe (marketing de novas tecnologias), DuPont Transportation & Industrial e TÜV SÜD Product Service (certificação).
Foto:Fraunhofer LBF
Conteúdo relacionado:
Fita protetora uniformiza a raiz da solda
Feira internacional de corte e soldagem acontecerá em setembro
#construção leve
#uniãohíbrida
#uniãodemateriais
Mais Notícias CCM
A ArcelorMittal vai investir R$ 35 milhões na instalação de uma linha para produção de aços laminados a quente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
27/07/2026
Organizada em seis áreas temáticas, a edição 2027 da feira italiana Lamiera vai enfatizar temas como conectividade, tecnologia de união, elementos de fixação e inspeção da qualidade no segmento de chapas e tubos metálicos.
27/07/2026
Cooperação entre instituições da Alemanha e Coreia do Sul prioriza o desenvolvimento de processos de corte e soldagem de componentes metálicos.
27/07/2026