A Biolub (Sorocaba, SP) desenvolveu a linha Lubstamp de óleos para estampagem, combinando características de diferentes tipos de lubrificantes industriais.

Baseadas em óleo mineral, as versões 100 e 200 contêm aditivos para aumento da lubricidade e antioxidantes, sendo recomendadas para operações de conformação a frio de metais ferrosos e não ferrosos e aço inoxidável. Podem ser aplicadas diretamente sobre o metal a ser trabalhado.
As versões Lubstamp EV 604, 508 e 615 são óleos de baixa viscosidade, voláteis e aditivados para prolongar a vida útil das ferramentas, podendo ser aplicadas na forma pura, diretamente sobre a peça, ou por imersão, pincelamento e pulverização. São considerados não inflamáveis, com ponto de fulgor a 64° C.
O desenvolvimento dos lubrificantes tem passado por estágios que incluíram os minerais solúveis, e os sintéticos, que inicialmente apresentavam problemas como o ressecamento de borrachas, o surgimento de dermatites nos operadores e a baixa taxa de lubricidade.
Há cinco anos a empresa iniciou a pesquisa para o lançamento da tecnologia patenteada dos lubrificantes “neossintéticos”, baseada no encapsulamento de aditivos na forma de nanopartículas. Para isso, usou recursos de seus três laboratórios próprios (controle da qualidade, corrosão e pesquisa e desenvolvimento).
A tecnologia assegurou maior proteção anticorrosão aos lubrificantes para o segmento de usinagem, além de reduzir a necessidade do uso de aditivos externos, não causar danos à pele dos operadores e evitar o mau cheiro decorrente da degradação.
Informações sobre a linha completa, com extensas fichas técnicas, podem ser encontradas no site da empresa, que oferece ainda uma planilha gratuita para o gerenciamento de óleos solúveis, visando evitar a ocorrência de dermatites em colaboradores.
Também estão disponíveis diversos laudos que contemplam biodegradabilidade, irritabilidade dérmica, rigidez dielétrica e análise de fenol e nitrito.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Biolub
Conheça mais produtos para o setor metal mecânico:
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026