O reaproveitamento efetivo de materiais distintos presentes em embalagens compostas por múltiplas camadas, entre eles plásticos e metais, por exemplo, consta da lista de desafios frequentemente enfrentados pelo segmento de reciclagem.

 

Este é um caso em que o objetivo principal consiste na extração de diferentes polímeros, usados na confecção de cada uma das camadas, sem afetar as suas propriedades, e de forma que eles possam obter o nível de qualidade necessário que atenda aos requisitos de fabricação de novos produtos.

 

Um processo pensado para este tipo de trabalho, que inclui o uso de solvente e que permite a eliminação de algumas etapas típicas de procedimentos convencionais, denominado “Newcycling”, foi desenvolvido recentemente pelas empresas APK AG e Coperion ZSK, ambas situadas na Alemanha.

 

Atualmente ele é executado da seguinte maneira: nas instalações da APK, em Merseburg (foto 1), um filme multicamadas, feitas em poliamida (PA) ou polietileno (PE), por exemplo, é primeiramente processado mecanicamente, passando por trituração e triagem. Em seguida, a camada de polietileno é dissolvida em um banho de solvente, o que leva à separação dos polímeros.

 

A poliamida, não dissolvida, é então separada do PE dissolvido e introduzida em uma extrusora de rosca dupla fornecida pela Coperion (foto 2), onde é submetida a várias seções do processo de extrusão. Isso permite a obtenção de grades de PA de alta qualidade devido ao alto índice de dispersão e à desvolatilização intensiva.

 

No que diz respeito a outras etapas do processo, o polietileno dissolvido, após a pré-evaporação, é igualmente introduzido em uma extrusora com a mesma configuração mencionada anteriormente. A partir daí ocorre a desvolatilização intensiva da resina. O solvente é completamente volatilizado e inserido de volta em um ciclo fechado. O PE permanece na forma de um fundido homogêneo de alta qualidade, o qual é transformado em pellets em seguida.

 

O polietileno reciclado obtido a partir do processo Newcycling é comercializado sob a marca Mersalen, ao passo que a poliamida o é sob a marca Mersamid, explicou Klaus Wohnig, CEO da APK. E ele concluiu, “O alto grau de pureza de nossos polímeros reciclados foi confirmado por meio de vários relatórios feitos por especialistas. A linha Mersalen, por exemplo, é adequada para uma ampla gama de aplicações, como em embalagens de cosméticos”.

 

Jochen Burger, engenheiro de processo da Coperion, contou algumas vantagens proporcionadas pelo novo processo. “O processo economiza energia e recursos porque substitui a nova produção de plásticos de alto custo, graças ao uso de tecnologias de primeira classe e conhecimento de processo abrangente”, e finalizou, “Vemos que isso é um passo muito importante no caminho para a economia circular na indústria de plásticos”.

 

Segundo informações da APK, os grades de PE reciclado obtidos por meio desse trabalho apresentam qualidade semelhante à de seus equivalentes virgens, e a capacidade anual de produção de plásticos reciclados em sua fábrica, mencionada acima, chega às 8.000 toneladas.

 

Mais informações sobre o ramo de reciclagem de plásticos podem ser obtidas em nossos guias, os quais trazem informações sobre matéria-prima e fornecedores de máquinas e equipamentos.


 

Fotos: APK e Coperion

 

Conteúdo relacionado:

Sustentabilidade para embalagens de poliamida

Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa


 

#APK #Coperion #Reciclagem #Plásticos #EconomiaCircular



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024