A Evertis, produtora ibérica de filmes de barreira contendo material de origem renovável, com unidade brasileira em Quatro Barras (PR),  recebeu a pontuação A em termos de promoção da economia circular em avaliação feita pela ferramenta Circulytics, que  apoia a transição da economia circular de uma empresa e serve como orientação para fechar o ciclo de reaproveitamento de recursos. 

A empresa enviou a sua submissão  em agosto deste ano, e recebeu uma pontuação geral de B+ como média relativa às suas três unidades produtivas, adquirindo a nota A para a planta Evertis Ibérica S.A., de Portugal. 

A Circulytics mede o grau de “circularidade” de uma entidade, não apenas pelos seus produtos e fluxos de materiais, mas da empresa como  um todo. Utiliza para isso um amplo conjunto de indicadores atualmente disponíveis, divididos em duas categorias distintas: facilitadores e resultados. A categoria dos “Facilitadores” fundamenta-se nos indicadores qualitativos das condições importantes para agilizar a transição para a circularidade. Já o indicador “Resultados” analisa os  indicadores quantitativos, relacionados aos fluxos de materiais, ao projeto dos produtos e serviços, ao uso de energia e aos ativos físicos,  proporcionando uma visão instantânea do quão circular uma empresa realmente é. 

A Evertis prevê implementar até 50% de conteúdo reciclado nos seus filmes e também uma maior reciclagem dos seus produtos, estabelecendo uma pegada de carbono compatível com boas práticas de economia circular. Atua também na sensibilização das suas  comunidades para os benefícios da reciclagem de PET e do avanço de uma economia circular. 

A empresa incorpora em suas resinas conteúdo reciclado de origem pós-consumo e  pós-industrial, produzindo filmes de PET para aplicações  na indústria alimentícia e não alimentícia, inclusive em versões multicamadas.

 

A Fundação Ellen MacArthur

A Fundação Ellen MacArthur foi criada em 2010 com o intuito de acelerar a transição das empresas para a economia circular, tendo como uma de suas frentes mais ativas a New Plastics Economy, uma iniciativa que reúne empresas da cadeia de plásticos em torno de propostas para o uso racional do material, inovação e redução de resíduos. 

 

 

 


Conteúdo relacionado:

Concurso promove a venda de produtos feitos com material reciclado

OCDE atualiza regras sobre negociação internacional de resíduos plásticos

 

Foto: Evertis

 

#Circulytics

#Evertis

#economiacircular



Mais Notícias PI



Robôs autônomos para o chão de fábrica

Linha de autômatos móveis indicados para logística interna de espaços fabris conta com sistema de programação de rotas e de segurança contra colisão.

03/12/2020


Novo programa de reciclagem de copos plásticos

Empresa europeia iniciou um projeto de incentivo ao uso de copos plásticos reutilizáveis que também inclui a reciclagem desses itens.

02/12/2020


Plataformas digitais industriais serão fornecidas no Brasil

Empresas firmaram parceria para comercializar sistemas digitais de análise de dados que permitem a comunicação entre máquinas e ambientes virtuais.

01/12/2020