Estão abertas as inscrições para nove bolsas de iniciação científica que fazem parte do projeto “Desenvolvimento da cadeia de produção de componentes metálicos por manufatura aditiva”, do qual estão à frente a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com participação do IPT MAM – Núcleo de Pesquisa em Manufatura Aditiva de Metais. 


Tendo a manufatura aditiva (impressão 3D) de metais como tema principal, o projeto abrange ainda assuntos como a transformação de fase, modelagem computacional da solidificação e comportamento mecânico de ligas metálicas, além de outros tópicos: efeitos positivos do nióbio nos aços inoxidáveis e nos aços de alta resistência e baixa liga; gargalos tecnológicos; tratamento térmico final; e acabamento superficial. Trata-se de temas e aplicações já muito presentes e que vêm sendo integrados à rotina do setor de usinagem, do meio acadêmico e da indústria metalmecânica em geral. 


De acordo com o que foi divulgado pelas instituições, a duração das bolsas de estudos é de 12 meses. Podem concorrer a elas, por exemplo, alunos de cursos de graduação ministrados em instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo.


Mais informações sobre as inscrições, que podem ser feitas até 15 de dezembro de 2023, podem ser obtidas pelo e-mail mbj@ipt.br, aos cuidados do pesquisador Mário Boccalini Jr.


 

Imagem: Kjpargeter, Freepik.

 

Conteúdo relacionado:

 

Peças metálicas resistentes e impressas em 3D

 

Impressão 3D de metal dá origem a componentes que incorporam funções

 

#FAPESP #IPT #ManufaturaAditiva #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Impressão 3D de metal dá origem a componentes que incorporam funções

As tecnologias de manufatura aditiva de metais estão sendo exploradas pelo instituto alemão Fraunhofer para criar produtos com geometrias sofisticadas e funções incorporadas.

30/10/2023


Instituto Mauá inaugura unidade para projetos colaborativos

Fab Lab Móvel do IMT faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

16/10/2023


Projeto visa fabricar ferramental em cinco dias usando impressão 3D

Trabalho realizado na Alemanha prevê reduzir o prazo para construção de ferramental de 56 para cinco dias usando manufatura aditiva.

24/07/2023