Estão abertas as inscrições para nove bolsas de iniciação científica que fazem parte do projeto “Desenvolvimento da cadeia de produção de componentes metálicos por manufatura aditiva”, do qual estão à frente a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com participação do IPT MAM – Núcleo de Pesquisa em Manufatura Aditiva de Metais. 


Tendo a manufatura aditiva (impressão 3D) de metais como tema principal, o projeto abrange ainda assuntos como a transformação de fase, modelagem computacional da solidificação e comportamento mecânico de ligas metálicas, além de outros tópicos: efeitos positivos do nióbio nos aços inoxidáveis e nos aços de alta resistência e baixa liga; gargalos tecnológicos; tratamento térmico final; e acabamento superficial. Trata-se de temas e aplicações já muito presentes e que vêm sendo integrados à rotina do setor de usinagem, do meio acadêmico e da indústria metalmecânica em geral. 


De acordo com o que foi divulgado pelas instituições, a duração das bolsas de estudos é de 12 meses. Podem concorrer a elas, por exemplo, alunos de cursos de graduação ministrados em instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo.


Mais informações sobre as inscrições, que podem ser feitas até 15 de dezembro de 2023, podem ser obtidas pelo e-mail mbj@ipt.br, aos cuidados do pesquisador Mário Boccalini Jr.


 

Imagem: Kjpargeter, Freepik.

 

Conteúdo relacionado:

 

Peças metálicas resistentes e impressas em 3D

 

Impressão 3D de metal dá origem a componentes que incorporam funções

 

#FAPESP #IPT #ManufaturaAditiva #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Pesquisa aponta crescimento do mercado de fresadoras

Estudo global do mercado de fresadoras prevê aumento da demanda por essas máquinas essenciais na fabricação de itens para setores como o automobilístico e o aeroespacial. A produção personalizada também está impulsionando o mercado.

11/08/2025


WEG amplia unidade no Espírito Santo

A fabricante de motores elétricos anunciou investimentos em sua unidade de Linhares, que incluem a aquisição de novos equipamentos.

11/08/2025


Crescimento e desaceleração. Os dados da indústria no primeiro semestre.

Levantamento da CNI mostra que o faturamento da indústria cresceu 6,5% no primeiro semestre, mas os resultados recentes sinalizam desaceleração.

11/08/2025