A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) anunciou a venda de seu controle acionário para um consórcio formado pela Aluminum Corporation of China Limited (Chalco/Chinalco) e pela anglo-australiana Rio Tinto, conforme fato relevante divulgado em 29 de janeiro.

O negócio envolve a alienação integral da participação da Votorantim SA, hoje acionista controladora da CBA, correspondente a 446,6 milhões de ações, equivalentes a 68,596% do capital social total e votante. Uma vez concluída, a transação resultará na transferência do controle da companhia para os novos investidores.

 

O preço base acertado foi de 10,50 reais por ação, o que leva o valor total da participação vendida a aproximadamente 4,69 bilhões de reais, que serão pagos na data de fechamento da operação, mas poderá oscilar em função de variáveis financeiras até a conclusão do negócio. O montante ainda será ajustado pela variação do CDI entre a assinatura do contrato e o fechamento, sendo também limitado por eventuais distribuições de dividendos, juros sobre capital próprio, recompras, resgates de ações ou reduções de capital em favor da Votorantim desde junho de 2025.

 

O fechamento da transação depende do cumprimento de condições consideradas usuais em operações dessa natureza, incluindo aprovações no Brasil, junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e em jurisdições como China, Alemanha, Coreia do Sul e Uruguai. O contrato prevê ainda que Chalco/Chinalco e Rio Tinto deverão lançar uma oferta pública (OPA) das ações remanescentes.

 

Do lado dos compradores, o fato relevante destaca o peso estratégico do consórcio no mercado global de metais. A Chalco é apresentada como um dos maiores grupos integrados de alumínio do mundo, participando de toda a cadeia, da mineração à geração de energia. Já a Rio Tinto é descrita como líder global em mineração e materiais, com operações em 35 países e forte presença em alumínio, minério de ferro, cobre e minerais críticos.

 

Imagem: CBA


___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 


Acesse mais notícias da indústria metal mecânica:

 

Manaus projeta expansão da produção


 

SolidCAM LATAM e Mitsubishi Electric impulsionam tecnologia CNC


 


 



Mais Notícias MM



Indústria de máquinas fechou 2025 vendendo mais

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

02/02/2026


Setor de fundição em ligeira alta na Europa

Levantamento apontou melhora no desempenho da indústria de fundição europeia em dezembro último.

02/02/2026


Acrilys investe em construção de moldes e otimização da produção

A empresa gaúcha está intensificando a otimização de processos produtivos que envolvem a fabricação de moldes para injeção de plásticos. Planos incluem investimentos na matrizaria própria.

23/01/2026