Usar a manufatura aditiva (impressão 3D) para reduzir o tempo de fabricação de um ferramental de oito semanas, no caso de uso de usinagem, para cerca de cinco dias, é o objetivo de uma parceria formada entre a companhia Stenzel MIM Technik GmbH e a Cátedra de Microfluídica (LFM) da Universidade de Rostock, ambas situadas na Alemanha.

 

Trata-se de um projeto que tem como premissa a produção de ferramental para moldagem de metais e de polímeros por injeção denominado 3D MIM, que conta com sistema de resfriamento próximo ao seu contorno, composto por canais em espiral. A geometria complexa desses canais é projetada usando software para simulação de processos.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a manufatura aditiva torna possível reproduzir o sistema de canais em espiral de forma integrada no ferramental, o que contribui para a redução do tempo de fabricação. O projeto envolve o uso de equipamentos para impressão 3D de multimateriais (foto abaixo), que podem imprimir tridimensionalmente metal, plástico e cerâmica.

 

Um dos primeiros passos do projeto foi a construção do ferramental em versão digital e a sua submissão à simulação. Em seguida, os dados obtidos a partir daí passaram a servir como parâmetro para a fabricação do ferramental por manufatura aditiva usando pós metálicos. Na sequência, após ser confeccionado, o componente é submetido a um processo de sinterização, que é realizado em várias etapas. Assim, o material do ferramental adquire suas características finais.

 

As instituições que estão à frente deste trabalho informaram que ainda será necessária a realização de testes de moldagem por injeção visando à obtenção de dados mais precisos. Também foi informado à imprensa que a conclusão do projeto está prevista para outubro de 2023, e que atualmente os trabalhos enfatizam a confecção de ferramental por impressão 3D usando material metálico.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Stenzel e da Universidade de Rostock.

 

 

Imagens: Stenzel, Universidade de Rostock.

 

Leia também:

 

Peças metálicas resistentes e impressas em 3D

 

Mobilidade elétrica avança no mercado brasileiro

 

Manufatura aditiva com ligas metálicas de alta resistência

 

#StenzelMIMTechnikGmbH #UniversidadedeRostock #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Bolsas de estudo para manufatura aditiva de componentes metálicos

A FAPESP e o IPT estão oferecendo bolsas de estudos para iniciação científica na área de produção de peças metálicas por impressão 3D. As inscrições vão até dezembro.

24/11/2023


Impressão 3D de metal dá origem a componentes que incorporam funções

As tecnologias de manufatura aditiva de metais estão sendo exploradas pelo instituto alemão Fraunhofer para criar produtos com geometrias sofisticadas e funções incorporadas.

30/10/2023


Instituto Mauá inaugura unidade para projetos colaborativos

Fab Lab Móvel do IMT faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

16/10/2023