A 8a edição do Prêmio Nacional da Inovação (PNI), concurso organizado e promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), segue com inscrições abertas até 31 de março.


Serão premiadas empresas de variados portes que atuam no desenvolvimento de projetos e trabalhos de inovação na indústria, e também pesquisadores que poderão concorrer este ano em uma nova categoria denominada “pesquisador inovador”.


CNI e Sebrae seguem com inscrições abertas para a nova edição de premiação para empresas que investem em inovação na indústria

De acordo com as instituições responsáveis pelo concurso, as empresas e os pesquisadores participantes concorrerão a uma bolsa de estudos para um curso de educação executiva oferecido pelo Senai. Além disso, as partes contempladas vão participar de programas de inovação na indústria organizados pela CNI, o que inclui atividades para aprofundamento no conhecimento sobre tecnologia, digitalização, tendências de mercado, entre outros assuntos.


 

O concurso, que acontece desde 2011, tem como uma de suas premissas estimular o compartilhamento de conhecimento, visando ao aperfeiçoamento da gestão de negócios. A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, comentou que “o PNI busca contribuir para o processo de aprendizado, além de possibilitar a troca de experiências, auxiliando na identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria em inovação e em gestão de empresas”.

 

Companhias e pesquisadores de diferentes áreas ligadas ao setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos podem participar do concurso. Conforme comentou o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, a premiação será um “momento de celebração e de aprendizado em que os participantes poderão se inspirar e compartilhar suas próprias iniciativas para alinhar o seu negócio com as atuais demandas por inovação do mercado”.

 

Ainda de acordo com as instituições que promovem a premiação, a 8a edição do PIN será composta pelas categorias “Gestão da inovação, Inovação de produto, Inovação em processo”; “Inovação para sustentabilidade”; e “Destaque em saúde e segurança no trabalho”. Além disso, as categorias serão subdivididas, cada uma, em três modalidades.

 

Neste endereço eletrônico https://www.premiodeinovacao.com.br as empresas podem fazer sua inscrição, bem como obter mais informações sobre o concurso. 


 

Imagem: Freepik


 

Leia também:

 

Capacitação de técnicos é um assunto urgente para o setor metalmecânico

 

Práticas de ESG para a indústria estão em documento elaborado pela ABNT

 

Cursos em formato on-line e presencial do setor metalmecânico iniciam em fevereiro

 

#CNI #Sebrae #Senai #CCM



Mais Notícias MM



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025