A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou o documento “Prática Recomendada 2030 – Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações”.

 

ABNT lançou documento sobre a implementação de práticas de ESG na indústria de metais

O documento consiste em uma norma técnica que tem como premissa alinhar conceitos da governança ambiental, social e corporativa (do termo em inglês Environmental, social, and corporate governance – ESG), trazendo orientações para a sua instauração no dia a dia do setor metalmecânico, o que abrange, por exemplo, empresas do setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, perfis e tubos metálicos.

 

Este documento, cuja elaboração foi liderada pela ABNT – Comissão de Estudo Especial de Environmental, Social and Governance (ESG) (ABNT/CEE-256) – na Organização Internacional de Normalização (ISO), reúne informações sobre os critérios para a implementação das práticas, bem como aborda a relevância da execução de cada etapa do processo, incluindo políticas alinhadas aos conceitos de sustentabilidade, economia circular, entre outros.  

 

A nova norma, segundo informações fornecidas à imprensa, é recomendada para diversos tipos de empresas, instituições e/ou organizações, independentemente se têm atuação nos setores público ou privado. Mario William Esper, presidente da ABNT, comentou mais sobre este assunto: “é um guia para que empresas no mundo inteiro possam padronizar processos no que diz respeito a aspectos de administração e gestão corporativa, em que questões como o impacto de uma empresa na sociedade, no meio ambiente ou sua relação com seus próprios funcionários são levados em consideração na tomada de decisões e geração de valor”.

 

Interessados no documento poderão saber mais pelo link https://www.abntcatalogo.com.br.

 

Mais informações podem ser obtidas no site da ABNT.

 

 

Imagem: Freepik

 

 

Leia também:

 

Estímulo à eficiência energética nas pequenas indústrias paulistas

 

Guia de eficiência energética para a indústria

 

#ABNT #ESG #ISO #CCM



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024