O volume de sucata ferrosa exportado pelo Brasil apresentou aumento de 32% entre fevereiro do ano passado, período no qual foi computado um montante de 23.636 toneladas, e o mesmo mês deste ano, que somou 31.191 toneladas.

Confronto na Europa influenciará o reajuste de preços de sucatas ferrosas no mercado global

 

Também houve alta de 65% do total de sucata ferrosa exportada entre janeiro e fevereiro de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, o que equivale a 70.395 e 42.637 toneladas, respectivamente. Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Economia, Secex, conforme foi informado em comunicado à imprensa pelo Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa).  

 

Além disso, a previsão de alta dos preços de insumos para fabricação de aços nos próximos meses devido aos acontecimentos paralelos ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia foi um dos assuntos mencionados no comunicado transmitido pela entidade brasileira.

 

Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa, comentou o cenário esperado: “nos primeiros quinze dias de março, os preços no Brasil se mantiveram estáveis, mas o viés é de alta até o final do mês e em abril”. O executivo também comentou que a paralisação de uma siderúrgica ucraniana situada na cidade de Kryvyi Rih é um dos fatores que está influenciando o reajuste dos preços de insumos para a fabricação de aços.

 

De acordo com informações fornecidas pelo instituto, um volume superior a 6 milhões de toneladas de aço é produzido anualmente pela siderúrgica, que é uma importante player do setor, com potencial para influenciar consideravelmente as cotações do insumo.


 

Imagem: Pixabay

 

Leia também:

 

Redução do IPI e conflito na Ucrânia: o cenário da indústria para os próximos meses

 

Ramo de construção modular metálica movimenta negócios

#SucataFerrosa #AltadasExportações #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024