O trabalho de retirada dos canais de resfriamento de peças fundidas (degating), normalmente feito com o uso de martelos, esmerilhadeiras e serras, está entre os mais insalubres executados por trabalhadores na indústria de fundição, devido ao risco de lesões por impacto, queimaduras, cortes e esmagamento. Automatizar esta tarefa pode torná-la mais produtiva e reduzir de forma significativa os riscos para os operadores.

Usando a tecnologia de corte a plasma como aliada, a Hypertherm Associates, adaptou as suas linhas de corte Powermax ao trabalho com robôs colaborativos (cobots), montando um sistema capaz de tornar o processo de degating mais rápido, preciso e seguro, além de oferecer às fundições uma opção mais eficiente para lidar com problemas como a escassez de mão de obra.
 
Os sistemas de corte a plasma Hypertherm Powermax45® SYNC, Powermax65® SYNC, Powermax85® SYNC e Powermax105® SYNC são os modelos recomendados para o trabalho nas fundições. Podem ser usados manualmente ou integrados aos cobots, fornecendo a precisão necessária para remover os canais de entrada e canais de alime ntação por meio de operação sem contato e sem o estresse associado aos métodos tradicionais.
ntação por meio de operação sem contato e sem o estresse associado aos métodos tradicionais.
Ao falar sobre o uso dos sistemas de corte a plasma nas operações que tradicionalmente têm sido feitas de maneira mais arriscada nas fundições, Fernando Moreira, engenheiro de aplicação da Hypertherm Associates comentou que “a segurança dos operadores é um desafio constante por causa do risco substancial de lesões por impacto causadas por métodos centenários de retirada dos canais de alimentação, tais como martelar, cortar e esmerilhar”.
Os equipamentos a plasma podem cortar metais ferrosos como aço carbono, ferro fundido e aço inoxidável, e também os não-ferrosos, como alumínio, latão e cobre.
 
________________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
 
Imagens: Hypertherm
 
Leia também:
 
 
 
Mais Notícias MM
Dados da Associação Brasileira de Fundição (Abifa) apontam queda da produção de peças fundidas, em especial no Estado de Santa Catarina.
01/10/2025
Números do mês de agosto sinalizam leve recuperação da indústria de fundição no Continente Europeu.
01/10/2025
Uma ferramenta para fundição sob pressão de peças de grande volume foi desenvolvida por um consórcio de pesquisa usando o processo de fusão a laser em leito de pó e uma liga metálica em pó especialmente desenvolvida para este fim.
22/09/2025