A Eldorado Máquinas e Equipamentos (Joinville, SC), desenvolveu um equipamento para a recuperação do alumínio presente em grumos de areia dos moldes de fundição, um resíduo que tem alto valor agregado, mas costuma ser descartado pelas empresas de fundição de alumínio.
O equipamento consiste em um conjunto de peneiras e triturador. A primeira peneira, rotativa, tem furos de 10 mm de diâmetro. Os grumos que passam por ela seguem para o triturador e subsequentemente para a outra peneira, com furos de 1,5 mm de diâmetro. Esta retém as partículas de alumínio e permite a passagem da areia, que pode também ser reutilizada na confecção de novos moldes.
O equipamento foi criado para a empresa Nemak, sediada em Betim (MG), e vai recuperar o alumínio que anteriormente era descartado, conforme informou Emerson Sousa, do setor comercial técnico da Eldorado. “O retorno do investimento é rápido, pois o alumínio recuperado tem muito valor de mercado, além de ajudar as empresas a cumprirem suas metas ambientais e de sustentabilidade”, comentou.
Material aglomerado contendo areia e alumina antes do processamento (à esquerda) e depois (à direita)
_______________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Lea Rae / Shutterstock
Leia também:
Nova célula robotizada para acabamento de peças
Mais Notícias MM
Produtos para usinagem, construção mecânica e metalurgia serão comercializados em São Bernardo do Campo.
07/04/2025
A FARO Technologies lançou uma nova versão de digitalizador portátil, recomendado para tarefas ligadas à metrologia. Uma das novas funcionalidades é o escaneamento de furos profundos.
26/03/2025
A Wolf comercializa no Brasil uma linha de brocas com insertos intercambiáveis para a furação de aços e outras ligas metálicas.
20/03/2025