Adalberto Rezende, da redação.
Já está disponível para comercialização o livro “Fundição analítica: solidificação, alimentação e enchimento de peças”, de autoria de Cleber Lessa, engenheiro metalúrgico. A obra foi publicada pela Editora Blucher e pode ser adquirida em formato físico e digital. Pelos capítulos estão distribuídos QR Codes que dão acesso a vídeos com informações complementares relacionados aos assuntos tratados na publicação.
Na primeira parte do livro o autor faz análises sobre a solidificação de materiais metálicos em processos de fundição. São abordados temas como a solidificação pastosa ou em camada espessa, interface de crescimento (IS/L), classificação das ligas conforme a interface de crescimento, o cone de solidificação e gradiente térmico [G], por exemplo.
Nos capítulos seguintes o leitor vai encontrar uma introdução ao projeto de enchimento de peças fundidas, assim como seções dedicadas ao rendimento metálico e ao retorno. Nesta parte da obra, também há capítulos dedicados às definições espaciais e de material, à análise matemática para transferência de calor por condução e módulo térmico, abrangendo ainda o módulo de resfriamento e a relação com o tempo.
A parte 2 do livro é bem extensa e possui diversos capítulos sobre cálculos de módulos, comparações, método de Heuvers, massalotes, peça aceitável versus refugo, diretrizes da alimentação eficiente para peças, requisito térmico da alimentação (RTA), requisito volumétrico da alimentação (RVA), influência dos vazios e prevenção da perda de calor (luva isolante), entre muitos outros temas.
Em seguida, nas partes 3 e 4, cada qual com o tema principal “análise sistemática do enchimento de peças fundidas” e “aplicação”, respectivamente, as seções são dedicadas a projetos dos sistemas de enchimento e à análise MPO completa com memória de cálculos. Nelas são tratados temas como os canais de enchimento e suas funções, incluindo ainda o tempo estimado do resfriamento até liquidus e considerações finais sobre a análise MPO.
Cleber Lessa, que forneceu informações à reportagem da Máquinas e Metais, também comentou sobre as tendências de automatização dos processos de fundição de metais, e também de operações complementares à fabricação por fundição. “A indústria de fundição é pesada e tem uma parte insalubre, mas que são necessárias para a produção. Sobre a automatização dos processos de fundição, por exemplo, há um movimento para robotizar a rebarbação, mas ainda é necessário haver humanos na operação. Isso perpassa por várias questões como má formação profissional e o êxodo de profissionais para outros países, visando buscar instituições mais preparadas. O que temos que resolver é a carência de profissionais”, comentou Cleber.
Na última parte do livro, que possui 408 páginas, o autor aborda os assuntos mencionados acima, que compõem os capítulos “a mão dos operadores” e “fundição 4.0”. A publicação está disponível para comercialização pelo site da Editora Blucher (www.blucher.com.br) pelo preço sugerido de R$ 160,00.
_________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Editora Blucher/Divulgação.
Leia também:
Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística.
Indústria de fundição reage na Zona do Euro
Plasma pode ser usado no corte de canais de alimentação de peças fundidas
Mais Notícias MM
No fim de novembro o evento será realizado no Tech Center Bener e terá aulas sobre diagnóstico rápido de problemas.
17/11/2025
A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.
17/11/2025
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
03/11/2025