A Cetec (Barueri, SP), especializada em equipamentos de pintura eletrostática a pó, líquid
a e airless, vai laçar durante e Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec) a sua central de recuperação de tinta usada em processo de pintura a pó.
Denominada CRT Vortex, a central é instalada na cabine de pintura e faz a captura automática da tinta excedente. O material segue então para uma peneira vibratória com tela de 40 a 120 mesh , em um ângulo que cria um vórtice, proporcionando o escoamento giratório. Depois, com a ajuda de uma base vibratória, a tinta purificada é dosada para o reservatório de material virgem.
Dentre
os benefícios do uso do CRT Vortex estão a queda significativa de custos devido à reutilização da tinta, a diminuição do impacto ambiental pela redução de resíduos e o aumento da eficiência operacional, pois o equipamento reduz o tempo de inatividade na troca de materiais.
“Esse processo garante a qualidade final da pintura, pois mantém a tinta a pó nos padrões de aplicação recomendados por cada fabricante”, salienta Eduardo Cernic, diretor da Cetec (foto).
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Cetec
Leia também:
Aplicador programável simplifica a pintura eletrostática a pó
Mais Notícias CCM
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026