A Cetec (Barueri, SP), especializada em equipamentos de pintura eletrostática a pó, líquida e airless, vai laçar durante e Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (Feimec) a sua central de recuperação de tinta usada em processo de pintura a pó.
Denominada CRT Vortex, a central é instalada na cabine de pintura e faz a captura automática da tinta excedente. O material segue então para uma peneira vibratória com tela de 40 a 120 mesh , em um ângulo que cria um vórtice, proporcionando o escoamento giratório. Depois, com a ajuda de uma base vibratória, a tinta purificada é dosada para o reservatório de material virgem.
Dentre os benefícios do uso do CRT Vortex estão a queda significativa de custos devido à reutilização da tinta, a diminuição do impacto ambiental pela redução de resíduos e o aumento da eficiência operacional, pois o equipamento reduz o tempo de inatividade na troca de materiais.
“Esse processo garante a qualidade final da pintura, pois mantém a tinta a pó nos padrões de aplicação recomendados por cada fabricante”, salienta Eduardo Cernic, diretor da Cetec (foto).
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: Cetec
Leia também:
Aplicador programável simplifica a pintura eletrostática a pó
Mais Notícias CCM
Linha de robôs lineares e cartesianos para a automação da fabricação a partir de chapas está disponível para comercialização.
23/06/2025
Empresa do interior de São Paulo desenvolveu uma nova geração de prensas hidráulicas.
09/06/2025
Unidade automatizada desenvolvida pela alemã Kasto executa a separação e movimentação de barras e tubos metálicos. A empresa dispõe também de manipuladores para chapas.
06/06/2025