O Instituto Fraunhofer de Engenharia de Produção e automação (IPA), de Stuttgart (Alemanha), desenvolveu um sistema que efetua a análise do potencial de automação (APA) de diferentes processos industriais, incluindo a soldagem e os processos de corte e conformação de metais.

 

A análise é baseada na avaliação de dados por meio de um aplicativo desenvolvido por especialistas em automação, que utilizam vários critérios para verificar a “aptidão para automação” dos processos individuais e verificam vários critérios de acordo com as necessidades e o perfil de cada cliente, como mostra a matriz ao lado.

 

O resultado é a recomendação de automação total ou parcial e, se necessário, uma solução com colaboração homem-robô. De acordo com o instituto, a metodologia já foi utilizada em mais de 500 projetos de clientes em todo o mundo.

 

Durante uma APA, os processos são registrados cronologicamente. Para cada etapa são documentados o tipo de fornecimento de peças, detalhes da junção e da soldagem, bem como o possível retrabalho. Com a ajuda da ferramenta de análise, cada uma das etapas do processo consideradas é examinada tanto em relação à sua viabilidade técnica quanto aos ganhos que podem ser alcançados. O resultado é um documento que informa de forma compreensível sobre a capacidade de automatizar cada etapa do processo examinada.

 

O aplicativo APA possui formulários de validação especialmente desenvolvidos para uma ampla gama de atividades que estão integradas na aplicação principal. Assim, é possível para o usuário analisar os processos de forma independente ou com o apoio de especialistas experientes do IPA.


 

Empresas interessadas em conhecer o método podem entrar em contato com o IPA pelos e-mails Lorenz.Halt@ipa.fraunhofer.de e joshua.beck@ipa.fraunhofer.de

 

Imagem: Fraunhofer IPA

 

 ______________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

 

Leia também:

 

Software mapeia a deformação da superfície de fixação de ferramentas em prensas

 

Sistema monitora fluidos na conformação de tubos em tempo real

 

#FraunhoferIPA



 



Mais Notícias CCM



Cuidados na operação de equipamentos a laser

Lesões oculares, de pele e inalação de gases são alguns riscos aos quais estão expostos os operadores de equipamentos a laser. Atentar para esses riscos, disponibilizar EPI’s e um ambiente que favoreça a proteção dos operadores é um dever das empresas que optam pela aquisição desses equipamentos.

21/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Robôs para soldagem estão disponíveis para comercialização

Foi lançada pela Kuka uma linha de robôs industriais que podem ser usados para a automatização da soldagem e de tarefas relacionadas.

07/03/2024