Utilizar dados de produção para prever e até mesmo prevenir paradas de máquinas. Este é o objetivo do projeto “BOOST 4.0 – Big Data for Factories”, que une o Instituto Fraunhofer de Projeto Mecatrônico (IEM) e a fabricante alemã de autopeças Benteler na montagem de uma fábrica piloto para análise e utilização de dados industriais.

 

Como parte do projeto, a fornecedora automotiva internacional Benteler, que tem diversas unidades fabris no Brasil, registra e avalia sistematicamente dados de uma prensa hidráulica e de um transportador de material, utilizando-os para definir padrões no processo de produção. Com métodos de modelagem baseados em aprendizagem de máquina, os erros de máquina podem ser detectados muito antes de acontecerem.

 

Os dados obtidos na Benteler serão usados no desenvolvimento de um modelo de processo para a introdução da chamada “manutenção inteligente”, que requer uma visão holística de todos os componentes e processos. Além do desenvolvimento individual dos procedimentos de análise, informações provenientes de fontes como sensores ou dados de máquinas serão enriquecidas com conhecimento especializado sobre a funcionalidade e interação dos sistemas. Esses procedimentos serão então incorporados aos processos de fabricação e manutenção existentes para apoiar os funcionários na manutenção e inspeção das máquinas, evitando paradas operacionais.

A solução visa capacitar as empresas para prevenir interrupções, prever melhor os tempos de inatividade e tornar a gestão da produção mais eficiente.

 

 _______________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________



 

 

Imagem: Fraunhofer IEM

 

 

Leia também:

 

Uso de IA na indústria aumentou em 2022

 

Inspeção de aços com a ajuda da inteligência artificial



Mais Notícias CCM



Gigacasting. Conheça o processo que elimina os estampados da estrutura dos veículos elétricos

Substituir centenas de itens estampados por uma grande estrutura em alumínio fundido. Esta é a proposta do gigacasting, processo de fundição sob pressão usado na produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias de automóveis elétricos.

23/02/2024


Análise do potencial de automação. Serviço atende empresas do mundo todo.

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

08/02/2024


Nova suíte do SigmaNEST 24 conecta CAD/CAM, chão de fábrica e sistemas comerciais

A versão 24 do sistema voltado para a fabricação a partir de chapas e tubos reúne recursos que interligam os setores de projeto, produção e comercialização nas empresas do setor.

08/02/2024