Uma série de cursos on-line oferecidos pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) tem início previsto para março de 2024. Trata-se de treinamentos que abrangem temas como laminação de aços e metalografia, além de técnicas de inspeção de vasos de pressão e caldeiras.


De 11 a 26 de março será realizado o curso “Construção de modelos matemáticos na laminação a quente de aços para previsão de propriedades mecânicas, tamanho de grão e força de laminação em planilha eletrônica” – Corpo docente: Marcelo Lucas Pereira Machado e Luciana Vilarinho Ramos de Carvalho.


Neste treinamento, com duração de 24 horas, serão abordados os conceitos gerais de processos de laminação de aços e as variáveis envolvidas nas equações usadas em processos de recristalização, assim como modelos matemáticos para cálculo de tamanho de grão, tensão de escoamento, força de laminação e propriedades mecânicas dos aços. Também haverá aulas sobre a construção de modelos matemáticos em planilhas, voltados para processos de laminação a quente de aços longos.


Antes, a partir de 4 de março de 2024, está previsto o início do curso “Análise metalográfica”, que será ministrado por Tomaz Toshimi Ishikawa. A grade curricular será composta por aulas sobre a relação entre estrutura, propriedade e processamento, tendo também como tópicos os conceitos de cada um dos fatores envolvidos nesta relação. O conteúdo também abrange as características da microscopia óptica e da microscopia eletrônica, o princípio de funcionamento dos equipamentos, vantagens e desvantagens atribuídas ao uso deles e a relação custo benefício.


Já para abril deste ano, com início no dia 18 e término em 10 de maio, de acordo com informações disponíveis no site da instituição, está programado o curso “Inspeção em vasos de pressão e caldeiras – NR13”, a ser ministrado por Nestor Ferreira de Carvalho. As aulas serão sobre temas como, por exemplo, as principais características construtivas dos equipamentos, as principais normas técnicas de projeto e cálculo da espessura mínima e PMTA. Outros tópicos incluem a metodologia para elaboração de planos de inspeção e os requisitos legais descritos na NR13 para vasos de pressão e caldeiras.


Mais informações podem ser obtidas pelo site da ABM. Em Feiras e eventos estão disponíveis informações sobre cursos do setor metalmecânico, e em Artigos técnicos você confere diversos trabalhos que abordam temas relacionados a esta área.  

 

Imagem: Upklyak, Freepik.

___________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Leia também:

 

Estampagem profunda. Sistema da Schuler monitora a qualidade de peças em segundos

 

Bolsas de estudo são oferecidas pelo CBCA

 

#ABM #CorteConformaçãoMetais #Cursos #Online



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024