A Artliber Editora (São Paulo, SP) publicou a nova edição do livro “Reciclagem do plástico – Como fazer da reciclagem um negócio lucrativo”, de autoria de Ana Magda Piva, Derval Rosa, Hélio Wiebeck e Marcelo Bruno, com apoio da ABPol – Associação Brasileira de Polímeros.

Tendo a reciclagem de plásticos como tema central, a obra também trata dos diferentes tipos de materiais recicláveis, de modelos de negócios e questões relacionadas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade, entre outros assuntos ligados aos processos usados para o reaproveitamento de resíduos.
No que diz respeito ao desenvolvimento de modelos de negócios no setor de reciclagem, os autores abordam a seleção de matérias-primas, o que, visando à assertividade de investimentos, requer conhecimento sobre as propriedades dos materiais, processos produtivos, equipamentos de reciclagem e comercialização. Neste sentido, a proposta é fornecer dicas sobre como estabelecer seu próprio negócio, além de sugestões que podem contribuir para a consolidação, rentabilidade e evolução de negócios em reciclagem.
A obra é comercializada pelo site da Artliber (www.artliber.com.br) e é recomendada para profissionais da área de reciclagem, bem como para pesquisadores, educadores, especialistas, profissionais de engenharia, técnicos industriais e estudantes, por exemplo.
Na seção Literatura e em Artigos técnicos você encontra mais conteúdo sobre reciclagem de plásticos, materiais de fonte renovável, nanoestruturas, otimização de processos produtivos, relações humanas na indústria e muito mais.
Imagem: Artliber Editora/Divulgação.
Mais livros:
Nanocompósitos poliméricos, ciência e manufatura
Direitos dos resíduos, a regulamentação da logística reversa nos estados
#ArtliberEditora #PlásticoIndustrial #Reciclagem #Livro
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026