Foi lançado recentemente pela canadense Creaform, pertencente ao conglomerado Ametek, com subsidiária brasileira em Campinas (SP), um escâner portátil de alta precisão que é recomendado para trabalhos que envolvem a inspeção e medição de peças usinadas grandes, por exemplo.
Ele é chamado de Max Series e compõe a linha de escâners 3D HandySCAN. O equipamento pode ser usado para a medição de peças com comprimento de até 15 metros, o que abrange aplicações em setores como o de usinagem pesada, aeroespacial, de transportes, energia e mineração, entre outros. Podendo ser usado no chão de fábrica e em trabalhos in loco.
De acordo com informações disponíveis no site da companhia, o escâner apresenta precisão de medição de 0,100 mm + 0,015 mm/m – ISO 17025, em conformidade com a norma VDI/VDE 2634 parte 3 – e conta com 38 linhas de laser. Sua área de digitalização é de aproximadamente 1 x 1 metro, e ele conta com sistema de digitalização plug-and-play que pode operar com diferentes velocidades de escaneamento, ao passo que a resolução pode ser ajustada conforme o ritmo do processo.
Também foi informado à imprensa que entre os recursos apresentados pelo novo escâner 3D estão algoritmo de superfície que opera de forma combinada à inteligência artificial (IA), fotogrametria integrada e produção de malha digital em tempo real, além de contar com ferramentas que possibilitam a digitalização de peças a partir de distâncias curtas ou grandes, o que é tipicamente, neste último caso, requerido em medições de peças muito grandes.
O contato com a companhia no Brasil pode ser feito pelo telefone (19) 2107-4100, assim como pelo e-mail info@creaform3d.com.
Imagem: Creaform, Ametek Inc./Divulgação.
Mais notícias:
Impressão 3D de metal dá origem a componentes que incorporam funções
Inspeção de rolamentos recebe ajuda da inteligência artificial
#Creaform #Escâner3D #MáquinaseMetais
Mais Notícias CCM
Instalado no porta-ferramentas, o dispositivo Temperchip monitora a temperatura na zona de corte e transmite dados via bluetooth, permitindo que o CNC da máquina ajuste o avanço e a velocidade do fuso de forma autônoma.
08/06/2026
Tecnologia híbrida baseada em deposição a laser (LMD) reconstrói moldes complexos de fundição em máquinas CNC de 5 eixos, reduzindo o tempo de fresamento e o desperdício de material.
07/06/2026
Lançamento otimiza a programação de tornos automáticos de cabeçote móvel, os chamados tornos suíços, garantindo estabilidade na usinagem de peças longas e complexas.
22/05/2026