Os centros de usinagem de cinco eixos da japonesa Okuma poderão ser equipados com o novo sistema de comando numérico desenvolvido pela empresa, o OPS-P500. O novo CNC tem o dobro do poder de computação dos comandos convencionais e permite reduzir os tempos de ciclo em até 15%.

 

Especialmente recomendado para aplicações de usinagem de alta velocidade com acabamento superficial de alta qualidade, o controle incorpora as habilidades da fabricante japonesa nos quesitos mecânica, eletrônica, tecnologia da informação e conhecimento (MEIK). É equipado com uma ferramenta que cria o gêmeo digital da máquina (digital twin), para facilitar a simulação de alta precisão dos processos de usinagem, o que reduz os tempos de configuração e permite iniciar a produção logo em seguida. Instalado em um computador pessoal, a ferramenta executa a simulação offline, enquanto a produção está em andamento na máquina.

 

Com um sistema de segurança abrangente, o controle protege os processos, programas e dados da máquina contra ataques cibernéticos, com base na identificação avançada dos usuários e na criptografia da comunicação de acordo com o padrão OPC-UA. Medidas antivírus específicas e funções para a identificação direta de programas falsificados ou irregularidades, assim como backup e recuperação de dados, também estão integradas no novo comando.

 

O módulo Eco Suite Plus, voltado para o controle de emissões de carbono, também pode ser integrado ao OSP-P500, reduzindo o consumo de energia por meio de recursos como a alternância de modos de trabalho e da energia consumida por periféricos, como o transportador de cavacos.

 

O novo CNC será lançado oficialmente na feira EMO 2023, que acontece entre os dias 18 e 23 de setembro, em Hannover (Alemanha).

 

 

Imagens: Okuma

 

 

Leia também:

 

 

Laboratório de cibersegurança industrial na capital paulista

 

Programa europeu promove a inteligência artificial na indústria metalúrgica

 

#CNC

#Okuma



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024