O setor industrial, que abrange o ramo de usinagem, está usando mais sistemas baseados em inteligência artificial (IA). Isso é o que apontou um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil. Este é um dos dados constantes da última edição do “Índice de Automação do Mercado Brasileiro”, estudo realizado anualmente pela instituição.

 

De acordo com a pesquisa, o índice de adoção de inteligência artificial em operações no chão de fábrica passou de 4% para 9% em 2022. Apesar disso, no que tange aos tópicos abordados no estudo, ainda existem desafios no setor, principalmente quando o assunto é a digitalização de processos produtivos e a otimização do uso de equipamentos e sistemas para gestão de operações.

 

Sobre este último tema, o estudo mostrou que 60% das empresas que colaboraram fornecendo dados contam com sistema ERP; no entanto, menos da metade delas usam, por exemplo, plataformas voltadas para a gestão de operações.

 

 

Fomentando o uso de IA na indústria

 

Recentemente, ações que visam ao incentivo do uso de IA no chão de fábrica passaram a ser difundidas em diversos setores e, inclusive, na indústria metalmecânica. Um exemplo é a parceria formada entre o Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 Brasil e a Infor, empresa especializada em softwares de gestão com sede nos Estados Unidos e escritório comercial em São Paulo (SP).

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, trata-se de um convênio que tem como objetivo a conscientização sobre os benefícios proporcionados pela modernização de parques fabris, trazendo a reboque os pontos positivos neste sentido, os quais estão relacionados ao aumento da competitividade, entre outros temas.


Conforme explicou Waldir Bertolino, country manager da Infor, “A parceria com a GS1 Brasil pretende mostrar aos visitantes do Centro de Inovação os benefícios do uso de IA na automatização de processos como, por exemplo, redução do tempo de processamento de pedidos em até 30%”.

 

Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil, complementou dizendo que a ideia é transmitir conhecimento para quem busca “promover avanços na cadeia de suprimentos por meio da automação e de tecnologias inovadoras”. 

 

Mais informações podem ser obtidas nesta página e pelo endereço eletrônico https://www.gs1br.org/educacao-e-eventos/cit

 

 

Imagem: Liuzishan, Freepik. 

 

Conteúdo relacionado:

 

Algoritmo prevê o tempo real de usinagem em máquinas CNC

 

Heimatec aposta no gerenciamento digital das ferramentas de usinagem

 

Inspeção de rolamentos recebe ajuda da inteligência artificial

 

#GSI #Infor #IA #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Programa promove a capacitação e inclusão de mulheres na indústria

O Industry4Her, uma parceria entre a VDI e a Accenture, promove a participação de mulheres nos quadros profissionais de diferentes setores industriais, com foco na capacitação nas tecnologias associadas à indústria 4.0.

03/07/2023


Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

A Abinfer e a Produto Consultoria estão à frente de um programa que tem como premissa promover a qualificação da cadeia produtiva de usinagem. Os planos incluem estreitar relações entre ferramentarias brasileiras e empresas no exterior.

26/06/2023


Acordo em prol da digitalização da indústria

Parceria visa promover a formação de profissionais para a indústria 4.0 e a transformação digital no Brasil.

28/11/2022