Um centro de pesquisa e desenvolvimento com foco em veículos elétricos da BYD, empresa de origem chinesa com filial brasileira em Campinas (SP), será implantado no município de Salvador (BA), onde anteriormente funcionava a montadora Ford. Os trabalhos na futura unidade vão abranger aplicações potenciais para componentes usinados como, por exemplo, os que apresentam ranhuras como eixos de transmissão e engrenagens, entre outros.

De acordo com informações fornecidas à imprensa, trata-se de um projeto que está relacionado à construção do complexo fabril da companhia na cidade baiana de Camaçari, com início previsto para 2023. Essa unidade será composta por linhas de produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, assim como de baterias.
Segundo Tyler Li, CEO da BYD no Brasil, a instalação do centro de pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos faz parte de todo esse projeto, o qual terá investimento de R$ 3 bilhões. Além disso, o desenvolvimento de linhas de motores híbridos estão nos planos da multinacional. De acordo com ele, “criaremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com a tecnologia de veículos elétricos no País, trazendo know-how e treinamento”.
Também foi informado à imprensa que a empresa pretende promover a visita de seus colaboradores à sua fábrica situada em Changzhou, na China.
Imagem: Tyler Li e Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia. Agência Bullet/Divulgação.
Conteúdo relacionado:
Guia de ferramentarias que prestam serviços para terceiros
Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil
Acompanhando as mudanças da manufatura e da usinagem
#BYD #VeículosElétricos #MáquinaseMetais
Mais Notícias CCM
Com a disparada de 400% no preço do tungstênio e as restrições de exportação na China, o setor metal mecânico enfrenta um cenário de custos recordes e se adapta à escassez estrutural de matéria-prima para a produção de ferramentas de metal duro.
16/03/2026
Estudo de Price Waterhouse apontou que as empresas do setor industrial “preparadas para o futuro” deverão atingir 65% de automatização de processos até 2030. Robótica é ponto central.
02/03/2026
Dados da CNI sobre o faturamento da indústria em 2025 apontam queda no mês de dezembro e uma ligeira variação positiva em relação a 2024, o que configura estabilidade. Cautela nos investimentos em 2026 pode ser uma consequência deste quadro.
11/02/2026