Um centro de pesquisa e desenvolvimento com foco em veículos elétricos da BYD, empresa de origem chinesa com filial brasileira em Campinas (SP), será implantado no município de Salvador (BA), onde anteriormente funcionava a montadora Ford. Os trabalhos na futura unidade vão abranger aplicações potenciais para componentes usinados como, por exemplo, os que apresentam ranhuras como eixos de transmissão e engrenagens, entre outros.

De acordo com informações fornecidas à imprensa, trata-se de um projeto que está relacionado à construção do complexo fabril da companhia na cidade baiana de Camaçari, com início previsto para 2023. Essa unidade será composta por linhas de produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos, assim como de baterias.
Segundo Tyler Li, CEO da BYD no Brasil, a instalação do centro de pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos faz parte de todo esse projeto, o qual terá investimento de R$ 3 bilhões. Além disso, o desenvolvimento de linhas de motores híbridos estão nos planos da multinacional. De acordo com ele, “criaremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com a tecnologia de veículos elétricos no País, trazendo know-how e treinamento”.
Também foi informado à imprensa que a empresa pretende promover a visita de seus colaboradores à sua fábrica situada em Changzhou, na China.
Imagem: Tyler Li e Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia. Agência Bullet/Divulgação.
Conteúdo relacionado:
Guia de ferramentarias que prestam serviços para terceiros
Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil
Acompanhando as mudanças da manufatura e da usinagem
#BYD #VeículosElétricos #MáquinaseMetais
Mais Notícias CCM
As estratégias do grupo industrial austríaco e com filial brasileira também estão voltadas para a otimização da produção de grades de carbeto de tungstênio utilizados na fabricação de ferramentas para usinagem.
31/08/2026
Estudo lançado pela CNI e ABDI mapeia mais de 120 tecnologias emergentes e aponta os requisitos para fornecedores do setor de defesa nos próximos dez anos.
31/08/2026
Em setembro será realizada a nova edição da ABM Week em São Paulo (SP), com uma programação sobre temas de interesse do setor metal mecânico e de usinagem. Confira alguns tópicos que serão abordados nos dias do evento.
17/08/2026