A GAC, fabricante de veículos chinesa, assinou um acordo de cooperação com universidades brasileiras para o desenvolvimento local de peças para motores flex que vão equipar automóveis híbridos a partir de 2025.  


A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são as instituições que vão colaborar com a empresa asiática.


Elas vão atuar na coordenação de pesquisas e projetos voltados para a fabricação de autopeças, desenvolvimento de materiais para aplicações na indústria automotiva e novas tecnologias para otimização de processos produtivos, assim como capacitação de profissionais para essas áreas.


O investimento nesse consórcio será de R$ 5,8 bilhões nos próximos cinco anos, de acordo com informações divulgadas à imprensa. “Juntos vamos desenvolver novas tecnologias que poderão ser aplicadas em escala industrial, promovendo a competitividade global do mercado automotivo brasileiro”, comentou Alex Zhou, CEO da GAC Brasil.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: GAC Internacional/Divulgação.

 

Você também pode gostar:

 

Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística

 

HORSE vai fornecer os motores dos carros da Lecar

 

#GAC #MáquinaseMetais #AutomóveisHíbridos



Mais Notícias CCM



Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025


Produção de fundidos cai em agosto

Dados da Associação Brasileira de Fundição (Abifa) apontam queda da produção de peças fundidas, em especial no Estado de Santa Catarina.

01/10/2025


Indústria de fundição reage na Zona do Euro

Números do mês de agosto sinalizam leve recuperação da indústria de fundição no Continente Europeu.

01/10/2025