A alemã Klingelnberg desenvolveu equipamentos de metrologia de precisão que serão o destaque da empresa no evento mundial dedicado à garantia da qualidade na indústria, a 35ª Control International Trade Fair for Quality Assurance, que acontece em Stuttgart, Alemanha, de 9 a 12 de maio.

 

O Precision Measuring Center P 152 foi criado para executar a medição de engrenagens de tamanho médio, com um diâmetro externo máximo de 1.520 mm e pesos de até 8 toneladas, como as usadas em geradores de energia eólica. Ao combinar a capacidade de medição de dimensão, forma e posição, o centro torna os princípios operacionais usados em produção de alto volume aplicáveis também a grandes engrenagens.

 

A base da máquina, com suporte em três pontos, garante que, mesmo quando carregada com peças de trabalho pesadas, ela não tenha a posição angular dos eixos individuais alterada. Assim, mesmo as oscilações de baixa frequência do chão de fábrica podem ser absorvidas com segurança sem o uso de uma fundação para isolamento de vibração. Consequentemente, todas as mudanças visíveis nos resultados da medição podem ser atribuídas ao componente, e não são induzidas pelas condições ambientais.

 

As medições de circularidade e cilindricidade em elementos de máquinas, cada vez mais importantes, receberam atenção especial, com uma função para medição de rolamento também disponível no P 152.


 

Os centros de medição da Klingelnberg se baseiam na combinação da metrologia tátil (3D Nanoscan) e da metrologia óptica (Hispeed Optoscan) e estão disponíveis nas linhas P26 e P40, voltados para componentes cilíndricos em geral.

 

"O passo, a espessura do dente e o batimento radial das engrenagens podem ser medidos opticamente na maioria das engrenagens cilíndricas. Portanto, dependendo do número de dentes, isso reduz o tempo de medição completa da engrenagem em até 40%”, explicou Holger Haybach, chefe de gerenciamento de produtos, centros de medição de precisão (à direita na foto).



 

Fotos: Klingelnberg


 

Leia também:

 

Ferramentas sob medida poderão ser encomendadas via aplicativo

 

Acompanhando as mudanças da manufatura e da usinagem

 



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024