A fabricante de motocicletas Bajaj Auto Limited vai construir a sua primeira unidade fabril no País, na cidade de Manaus (AM). Será a primeira fábrica da empresa fora da Índia, onde atualmente se encontra a sua rede de plantas industriais.

Foi informado à imprensa que a capacidade produtiva anual da futura fábrica será de 20 mil motocicletas, e o investimento na planta abrangerá a aquisição de equipamentos industriais, o que pode ser uma boa oportunidade para empresas do setor de transformação de plásticos, bem como companhias da indústria metalmecânica, em caso de a companhia incluir a nacionalização de peças e componentes para motocicletas em seus planos.

 

No Brasil, a empresa indiana já fornece modelos de motocicletas de 160, 200 e 400 cc, as quais são montadas no Polo Industrial do município amazonense. Isso é feito, de acordo com Rakesh Sharma, diretor-executivo da Bajaj, por meio de uma parceria estabelecida com a empresa Dafra.

 

O executivo comentou sobre alguns fatores que definiram a estratégia da empresa: “o Brasil é muito diferente de outros mercados nos quais atuamos por meio de distribuidores devido ao seu tamanho e à sua complexidade. Isso requer uma visão de longo prazo. Por isso, desde o início entendemos que o melhor modelo de negócio seria ter uma subsidiária local, e a construção da fábrica própria é a continuidade da nossa estratégia”.

 

Ainda de acordo com informações fornecidas à imprensa, o início das atividades na futura fábrica está previsto para os próximos 12 meses. O contato com a companhia pode ser feito pelo e-mail contato@bajajauto.co.in.

 

 

Imagem: Bajaj Auto Limited/Divulgação.

 

 

Leia também:

 

Apolo inaugura nova fábrica de peças plásticas contendo grafeno

 

Produção de biopolímeros pela Braskem aumentou em 30%

 

Fabricante de filtros investe na transformação de plásticos

 

#BajajAutoLimited #Dafra #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Pesquisa mostra aumento do uso de células robotizadas na fabricação por injeção

Novo levantamento apontou que os transformadores de plásticos por injeção investiram mais em células robotizadas para produção no chão de fábrica. Elas são utilizadas na execução de tarefas como, por exemplo, sobre-injeção de materiais e insertos, além de soldagem por ultrassom.

14/07/2025


Grupo Activas adota solução financeira para financiar a distribuição de resinas plásticas

Grupo activas Pay oferece crédito digital ágil e desburocratizado aos seus clientes por meio de uma plataforma digital que integra serviços financeiros.

08/07/2025


MAAG e Sikora se unem para desenvolver novas tecnologias

Foi anunciada pelo Grupo MAAG a aquisição da Sikora, uma parceria que fortalecerá o desenvolvimento de tecnologia de processo e controle na produção de itens plásticos.

13/06/2025