A operadora de logística reversa de materiais eureciclo, com unidade em São Paulo (SP), apontou um aumento de 327% do volume de embalagens para produtos de limpeza recicladas entre 2019 e 2022. De acordo com a própria companhia, neste período, ela contribuiu para a compensação de 84 mil toneladas de embalagens pós-consumo usadas para o acondicionamento de produtos desse tipo. Deste percentual, 67% são representados por embalagens pós-consumo feitas de plástico ou de papel.

 

Além disso, o setor de limpeza, conforme comentou Camila Castello Branco, gerente de negócios e parcerias da empresa, somente no ano passado, “compensou quase R$ 5 milhões em resíduos”. Ainda segundo a executiva, isso pode ser atribuído à aposta dos fornecedores de produtos de limpeza na “operacionalização de logística reversa, visando equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentivar a cadeia de reciclagem e reduzir cada vez mais o impacto ambiental”. 

 

Foi informado à imprensa que os fornecedores de produtos de limpeza visam aumentar o uso de materiais reciclados na fabricação de novas embalagens, visando também contribuir para aumentar as estatísticas referentes ao reaproveitamento de resíduos sólidos no Brasil – atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos sólidos computados no País são encaminhados para a reciclagem.

 

Outro fator que indica que a preocupação acerca do reaproveitamento de materiais reciclados está aumentando, baseado nos dados divulgados pela eureciclo, é o aumento da quantidade de companhias que contratam seus serviços, passando de 84 para 257 no período de 2020 até o ano passado, o que representa um aumento de 200% da carteira de clientes da companhia. 


Mais informações podem ser obtidas pelo site da eureciclo.

 

 

Imagem: Divulgação; fotos feitas na cooperativa Viva Bem.

 

 

Mais notícias sobre reciclagem:

 

Filmes BOPP multicamadas, metalizados e impressos agora são também recicláveis

 

Plataforma vai gerir e mapear a reciclagem de plásticos no Brasil

 

Como os bioplásticos podem contribuir para o armazenamento de CO2

 

#eureciclo #Abrelpe #Reciclagem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025