Entre os dias 9 e 13 de maio de 2023 acontece a nova edição da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, a ser realizada na capital paulista, no São Paulo Expo, evento que está sendo organizado e promovido pela Informa Markets.


Paralelamente à feira acontecerá o Parque de Ideias, evento que contará com uma programação de palestras sobre diversos temas relacionados ao setor metalmecânico como, por exemplo, a utilização de máquinas-ferramentas no chão de fábrica, os recentes desenvolvimentos no setor de impressão 3D e a digitalização da indústria.

Para o dia 9, estão programadas para acontecer palestras sobre algoritmos na indústria 4.0 e inovação em sistemas de segurança de máquinas e equipamentos industriais. Nesta mesma data serão realizadas as palestras “A importância da qualidade da energia elétrica para os sistemas produtivos de máquinas e ferramentas” e “A jornada para a indústria digital – transforme sua manufatura de ponta a ponta”. 


A programação para o dia 10 será composta pelas palestras “Inovação aberta na indústria de máquinas – Smart Machines”; “Sustentabilidade: importante pilar para a indústria 4.0 e para a sociedade 5.0”; “A diversidade e inovação como ferramentas estratégicas da indústria 4.0”; “A gestão de risco nas atividades humanas”; e “Mulheres na indústria: jornada de desafios e possibilidades”.


Já no dia 11, serão realizadas apresentações sobre temas variados, abrangendo desde a importância da presença feminina na indústria automotiva, passando por assuntos relacionados ao metaverso, como a realidade aumentada aplicada na indústria, até processos para o tratamento superficial de ferramental, tema que será discutido na palestra “Polimento de ferramentas em tungstênio carbide com a tecnologia Dlyte”. Para este dia também estão programadas apresentações sobre eficiência energética em parques fabris e formação de carreira na indústria metalmecânica.



Soluções para o chão de fábrica

 

O Senai fará apresentações sobre soluções para a indústria no dia 12, as quais serão ministradas por especialistas em tecnologia, inovação e em relacionamento com o setor industrial. Serão realizadas as palestras “Segurança cibernética aplicada às indústrias de transformação”; “Tecnologia de automação e sensores com internet das coisas”; “Manufatura aditiva na prática”; “Jornada da transformação digital na indústria”; e “Eficiência energética e gestão integrada”. 


No quinto e último dia do Parque de Ideias, 13 de maio, serão realizadas palestras sobre estratégias aplicadas ao mercado de máquinas e ferramentas, assim como a respeito de tecnologia para armazenamento de dados em ambiente virtual, tema principal da palestra “O papel da cloud na manufatura”.


Segundo informações dos organizadores da Expomafe, que estão disponíveis no site da feira, as apresentações acontecerão entre as 10h30 e as 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail visitante.expomafe@informamarkets.com.br. 


 

Imagens: Expomafe/Divulgação; Pixabay.


 

Mais notícias e conteúdo:

 

Evento internacional vai discutir o futuro dos processos de produção a laser

 

Treinamento sobre NR-12 em realidade virtual e no metaverso

 

Soldagem de chapas finas com aporte de calor reduzido visando ao aumento da qualidade e à redução de custos

 

#Expomafe #ParquedeIdeias #Evento #CCM



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024