O Centro de Tecnologia de Plásticos (Aimplas), de Valência (Espanha), anunciou ter tido sucesso na produção de um filme plástico para a produção de embalagens a partir da borra de café. O projeto de pesquisa integra o WaysTUP!, uma iniciativa europeia que visa promover a conversão de resíduos biológicos urbanos em aditivos para fins alimentares, condimentos, proteína de insetos, bioetanol, biossolventes e bioplásticos para embalagens.
O filme plástico de base biológica foi produzido a partir de poli(hidroxialcanoato) (PHA) obtido do pó de café coletado pela Bio-Bean (Reino Unido) em restaurantes. A Aimplas inicialmente formulou o PHA para que pudesse ser processado por extrusão e depois fabricou o filme, que pode ser utilizado em diversos tipos de embalagens flexíveis.
O projeto WaysTUP! Tem por objetivo melhorar a percepção atual dos cidadãos e comunidades locais sobre a importância dos resíduos biológicos urbanos como um recurso. A ideia é promover a participação ativa da comunidade na coleta seletiva de biorresíduos para posterior valorização. Além disso, as administrações locais estão recebendo orientações sobre a adoção de novos modelos organizacionais em favor da recuperação desses resíduos, bem como recomendações de políticas baseadas em evidências para a tomada de decisões.
O projeto é financiado pelo programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia Horizonte 2020, reunindo um total de 26 centros de pesquisa, autoridades locais, empresas e redes de cidades participantes.
Fotos: Aimplas
Leia também:
Reciclagem avança em todo o Brasil
Reciclagem de resíduos eletrônicos em programa socioambiental
#bioplásticos
#recuperaçãoderesíduos
#sustentabilidade
Mais Notícias CCM
Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.
29/07/2025
Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.
22/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025