Uma parceria formada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), que tem o apoio da Câmara Setorial dos Fabricantes de Baldes Industriais (Cofabi), pela Braskem e a Yattó, empresa com atuação no setor de logística reversa, vai promover a reciclagem de itens plásticos, tais como baldes e tampas usados para o acondicionamento de tintas e/outros produtos.

 

Baldes serão reciclados a partir de programa alinhado com os conceitos de sustentabilidade

Trata-se do programa “Descarta aí”, o qual tem como premissa conscientizar consumidores de produtos para a construção civil, que são acondicionados em recipientes plásticos, a descartarem corretamente itens desse tipo após o seu uso. Este programa também é centrado na reinserção de resinas recicladas, obtidas a partir daí, em processos de fabricação de novos produtos.

 

De acordo com informações divulgadas pela Abiplast, o programa consiste no desenvolvimento e implementação de sistemas de logística reversa, incluindo, por exemplo, a instalação de pontos de coleta de resíduos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, e também o monitoramento das etapas deste trabalho.

 

A participação no programa de reciclagem também está aberta a empresas fornecedoras e/ou distribuidoras de produtos para a construção civil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 97155-2023 e no site das empresas que compõem o consórcio.


 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Mais notícias do setor:

 

Reciclados chegam aos envelopes de e-commerce

 

Investimento em reciclagem e energia limpa

 

#DescartaAí #Reciclagem #Sustentabilidade #PI



Mais Notícias CCM



Projeto conecta cooperativas e recicladoras para padronizar resíduos plásticos

Com apoio de capacitações e manuais técnicos de classificação, iniciativa da Rede pela Circularidade do Plástico atua na qualificação da matéria-prima recuperada antes do processamento industrial.

27/10/2026


Software de gestão de reciclagem e novos dados do setor

Plataforma do Grupo Sygecom permite cadastro de pequenos negócios de reciclagem e emissão de nota fiscal eletrônica. A organização também concluiu um novo documento com dados do segmento.

27/10/2026


Avanço na reciclagem de acrílicos combina purificação e despolimerização

Processo desenvolvido em cooperação na Europa se baseia na segregação de resíduos de lentes contaminadas por policarbonato e poliamida, reintroduzindo o PMMA recuperado na cadeia de compostos de alto valor agregado.

20/10/2026