O Estaleiro Rio Maguari (Belém, PA) recebeu a encomenda de quatro barcaças-tanque oceânicas, com 4.000 metros cúbicos de capacidade cada, destinadas à Flumar, empresa de navegação do grupo Odfjell, que investirá mais de R$ 50 milhões nas embarcações. A construção teve início este mês e as entregas estão previstas para ocorrer entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo trimestre de 2023, de acordo com informações do Sinaval, instituição que representa os estaleiros brasileiros.
Devido às características oceânicas, as barcaças estarão aptas para operar em todo o território nacional, visando especialmente o transporte de combustíveis e biocombustíveis, segmento onde se espera maior expansão nos próximos anos. A empresa ressaltou que as barcaças poderão também ser utilizadas para outros negócios envolvendo granéis líquidos, como químicos, petroquímicos e óleos vegetais.
A Flumar é uma empresa brasileira de navegação (EBN) e tem investido tanto em terminais como em embarcações, na área de combustíveis e biocombustíveis, desenvolvendo parcerias com muito potencial de crescimento. Conta com uma frota de sete navios para transporte de granéis líquidos (químicos, petroquímicos, combustíveis, biocombustíveis e óleos vegetais, além de gases liquefeitos de petróleo) em esquema de cabotagem. O grupo Odfjell, além da navegação, opera nove terminais de granéis líquidos localizados nos principais portos do País.

Rebocadores
O estaleiro paraense trabalha a todo vapor também na execução de quatro embarcações rebocadoras encomendadas recentemente pela empresa de transporte marítimo de origem australiana Svitzer, com unidade no Rio de Janeiro (RJ). A previsão é que as entregas aconteçam entre outubro deste ano e abril de 2023.
O ERM projeta e fabrica balsas, barcaças, rebocadores (foto), empurradores, ferryboats, terminais e diques flutuantes, barcos de pesca e de passageiros, para uso fluvial e oceânico. Atua também no setor de estruturas metálicas de grande porte, contando hoje com uma capacidade de processamento de cerca de 30 mil toneladas de aço ao ano.
Fotos: ERM
Leia também:
Troca de comando na siderurgia
Mobilidade elétrica traz oportunidades para o setor de aços
#construçãonaval
#ERM
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025