A Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast) divulgou que houve um aumento de 7,5% do volume de resinas commodities e plásticos de engenharia, além de filmes biorientados (BOPP), comercializado por suas associadas no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.
De acordo com os dados apresentados pela entidade, o montante de resinas commodities e filmes BOPP consumido de janeiro a julho do ano passado foi de 130.444 toneladas. Já o volume total desses produtos computado entre os mesmos meses deste ano foi de 140.272 toneladas.
Fazendo um recorte no levantamento, no caso do desempenho do segmento de resinas commodities, as vendas de poliestireno (PS) e de polipropileno (PP) aumentaram em 28% e 5% no primeiro semestre deste ano, respectivamente, frente ao mesmo período de 2021. Isso também foi constatado no ramo de plásticos de engenharia, cujas vendas aumentaram em 5%.
No que diz respeito ao desempenho do segmento de filmes biorientados (BOPP) e de filmes de poliéster biaxialmente-orientado (BOPET), os dados também são positivos. Segundo a instituição, foi constatado um aumento de 19% do volume total de filmes distribuídos por empresas associadas nos seis primeiros meses de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.
Apesar dos bons resultados obtidos e do otimismo referente aos próximos meses, Laercio Gonçalves, presidente da Adirplast, salientou alguns fatores que devem ser considerados: “esse é um resultado muito importante para a nossa cadeia. Entretanto, o segundo semestre deste ano ainda nos deixa apreensivos devido ao preço do dólar, aos problemas de logística internacional e às eleições”.
Mais informações podem ser obtidas no site da associação.
Imagens: Pixabay
Conteúdo relacionado:
Perspectivas da oferta de nafta petroquímica das refinarias
#Adirplast #Resinas #Filmes #PI
Mais Notícias CCM
Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.
29/07/2025
Uma embalagem chamada “O1NE” foi desenvolvida em parceria pelo Movimento Circular, Dow, Valgroup e Catarina Café e Amor.
08/07/2025
Evento será transmitido pelo Youtube e vai antecipar os assuntos que serão discutidos no InovaSopro, seminário presencial que acontece em agosto, em São Paulo (SP).
08/07/2025