Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), chamado “Sondagem Industrial”, apontou que houve aumento da produção na indústria, que abrange diversos segmentos como, por exemplo, o de transformação de resinas termoplásticas e/ou bioplásticos. Entre os meses de julho e agosto deste ano, a pontuação mudou de 51,8 para 54,5, respectivamente. Isso, de acordo com a instituição, indica que a alta da produção ocorreu pelo quarto mês consecutivo.

Esta pesquisa mostrou que houve um aumento de dois pontos percentuais do índice de utilização da capacidade instalada (UCI), também de julho a agosto de 2022. No que diz respeito ao índice de utilização da capacidade instalada efetiva na indústria, foi constatado que em agosto último a pontuação foi de 47,7, assim como foi apontada alta de 1,7 ponto em relação a julho.
Além disso, outros dados obtidos por meio do levantamento indicaram que o índice de intenção de investimento na indústria aumentou 2,1 pontos entre agosto e julho deste ano, somando 59,0 pontos no último mês mencionado. Foi possível interpretar a partir do levantamento que empresários brasileiros estão otimistas quanto ao desempenho do setor no mês de setembro de 2022. De acordo com a CNI, todos os índices de expectativa referentes a este mês somaram mais de 50 pontos, o que levou a esta conclusão.
Também foi apontado pelo atual estudo um aumento das contratações na indústria, em agosto último, em relação ao mês anterior. Conforme foi divulgado pela instituição, o índice de colaboradores contratados somou 52,2 pontos.
Mais dados provenientes do estudo estão disponíveis no site da confederação.
Imagem: Pixabay
Confira mais notícias:
O sucesso associado ao investimento em tecnologia
O avanço das grandes empresas petroquímicas no setor de reciclagem de plásticos
#CNI #Pesquisa #Indústria #PI
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026