Entrou em vigor no início deste mês uma resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) que alterou as regras de aplicação do Fundo da Marinha Mercante de modo a favorecer a renovação da frota de barcos de pesca no País,o que trará oportunidades para as empresas que atuam no setor metalmecânico, seja como construtoras ou como fornecedoras de componentes processados por corte, conformação e soldagem.

 

A Resolução nº 5.031, aprovada no final de julho, prevê o financiamento de até 90% do valor de projetos de construção ou produção de embarcações destinadas à pesca artesanal, com o uso dos recursos do fundo. Também ajusta as taxas de juros dos financiamentos para 1% ao ano (para a pesca artesanal) até 8%, dependendo do tipo de embarcação, prazo de carência, prazo de amortização e itens utilizados (nacionais ou importados).

 

A reformulação das regras também passou a contemplar a concessão de empréstimos a empresas estrangeiras e o apoio do fundo à construção e produção de embarcações destinadas à pesca industrial. Anteriormente estava prevista a aplicação dos recursos somente para a pesca artesanal.


 

Foto: Pixabay


Leia também:

 

Centro de pesquisa e inovação no Grande ABC

 

Fabricante de implementos rodoviários se estabelece em SP


 

#construçãonaval

#marinhamercante



Mais Notícias CCM



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025