A Toledo do Brasil, fabricante de equipamentos de pesagem, e o Centro Universitário FEI, ambos com unidades situadas no município de São Bernardo do Campo (SP), inauguraram um laboratório voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de soluções para a indústria, o que abrange a cadeia produtiva de plásticos.

 

FEI e Toledo do Brasil se unem para iniciar pesquisas e inovação na indústria de plásticos

 

Trata-se do Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia – que se encontra no Campus São Bernardo do Campo da FEI e foi criado a partir de um consórcio formado entre as instituições. Uma das premissas deste projeto é unir conhecimentos oriundos de diversas áreas como, por exemplo, do setor empresarial, do chão de fábrica e do meio acadêmico.

 

 

Segundo informações das instituições, o novo centro de estudos será voltado para o desenvolvimento de tecnologia para pesagem para segmentos diversos, melhoria de sistemas estruturais, desenvolvimento de software, entre outros. Também foi divulgado que este trabalho é parte de um programa de estágios para estudantes de engenharia mecânica, automação industrial, engenharia elétrica e ciência da computação, que já conta com a participação de cerca de 14 estudantes da FEI. 

 

De acordo com Michele Rodrigues Hempel Lima, professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do novo laboratório, “através do projeto os alunos conseguirão trabalhar com temas reais da indústria, sem deixar a graduação de lado. Além disso, isso possibilita a realização de pesquisas e desenvolvimento de projetos tecnológicos novos, unindo trabalho e estudo”.

 

Algumas das expectativas que acompanham a realização deste projeto, conforme comentou Paulo Haegler, presidente da Toledo do Brasil, dizem respeito a “colher bons frutos, com alunos mais capacitados, professores motivados e com projetos pensados para a indústria, bem como com soluções que possamos comercializar e/ou aplicar em nossos processos de fabricação”. Ele também comentou que o programa tem potencial para formar “novos colaboradores para a nossa empresa”.

 

Foi informado pelas instituições que este programa conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal para Incentivo Fiscal para Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4353-2900 e 0800-545-4122.

 

 

 

Imagens: FEI/Toledo e Pixabay

 

 

 

Mais novidades no setor:

 

Fabricantes de tubos em compasso de espera

 

Consórcio em prol da reciclagem de embalagens multicamadas

 

#FEI #ToledodoBrasil #LaboratóriodeInovação #PI

 



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026