Um acordo firmado entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecânica e o Centro de Inovação em Materiais (CIM) da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deverá resultar em novos produtos baseados em nanotecnologia tendo o cobre como matéria-prima.

 

Sob a coordenação de pesquisadores da Embrapii e contando com a participação de estudantes, o projeto terá duração de 19 meses e visa desenvolver produtos à base de cobre com uso na indústria e no desenvolvimento de produtos finais.

 

As aplicações do cobre com base em nanotecnologia deverão ter em vista as suas propriedades antimicrobianas, resultando em produtos como revestimentos destinados a diferentes itens metálicos de uso final obtidos por processos como a estampagem. “O cobre é um material muito versátil e bastante conhecido por sua atividade microbicida. Esperamos com a pesquisa colaborar com o subsídio científico já conhecido, a respeito da ação biocida sobre diferentes patógenos, mas também aprofundar em outros aspectos”, explicou o coordenador do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica, Márcio Rodrigues.


 

Foto: Termomecânica

 

 

Leia também:

 

Metais ultra resistentes serão tema de estudo

 

Consórcio em prol da indústria na América do Sul


 

#Cobre #materialbactericida



Mais Notícias CCM



Exportação de sucata ferrosa aumentou entre 2022 e 2023

Volume de sucata ferrosa exportado passou de 19.031 para 79.985 toneladas entre novembro de cada ano.

14/12/2023


Convênio para reaproveitar CO2 na produção de aços

Um consórcio formado entre a ArcelorMittal e a Fiemg tem como premissa a criação do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial.

06/11/2023


Uso de IA na indústria aumentou em 2022

Levantamento da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

06/11/2023