Adalberto Rezende, da redação.


Uma parceria entre o Grupo Laprosolda (Uberlândia, MG) e a Hexagon, com matriz na Suécia e escritório em São Paulo (SP), levou à realização de um estudo de soldagem que teve como objetivo a união de chapas de aço A131 sem danificar a pintura externa de uma caçamba submetida a ambiente portuário.


O principal desafio consistiu no controle da temperatura das chapas durante a soldagem de maneira a não ultrapassar 130 ºC, preservando assim o revestimento externo da caçamba. Entre os parâmetros referentes ao estudo estão: corrente de 72 A, tensão de 21 V, espessura das chapas de 19 mm, fabricadas em aço ASTMA131, velocidade de soldagem de 15,6 cm/min e resistência térmica do revestimento externo da caçamba de 130 ºC. 


O projeto teve como etapas iniciais a realização de simulações de soldagem, as quais foram conduzidas pelas instituições envolvidas a partir do uso de softwares da família Simufact Welding, que integra o portfólio da Hexagon.  


Júlia Pinatti, pesquisadora do Grupo Laprosolda, e Marcela Vieira, engenheira de aplicação da Hexagon, que forneceram informações à reportagem da Corte e Conformação de Metais, comentaram sobre os processos que permearam este estudo de caso. De acordo com as especialistas, foram realizadas simulações que envolveram a análise de soldagem multipasse, avaliação da propagação do calor decorrente da soldagem na superfície das chapas e o comportamento do cordão de solda.


 

Resultados obtidos

 

Pelas análises realizadas, conforme as informações fornecidas por Júlia e Marcela, foram selecionados 14 nós na superfície externa das chapas analisadas neste estudo, bem como foram constatadas as temperaturas de pico durante a soldagem. A partir daí também foi criado um mapa de cores, que mostrou as temperaturas máximas obtidas e o nó que apresentou a maior temperatura (imagem ao lado).


As especialistas concluíram dizendo que o estudo de caso possibilitará a condução de outros projetos voltados para a otimização da soldagem de chapas submetidas às condições de ambientes portuários, além de outros tipos de aplicações. 


Na seção “Artigos técnicos” no nosso portal você encontrará um estudo sobre o uso de aços estruturais resistentes à corrosão atmosférica. Acesse também um estudo sobre a resistência ao desgaste por abrasão de chapas de aço revestidas com carbeto de tungstênio.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagens: Hexagon, Laprosolda/Divulgação.

 

Continue por dentro das notícias do setor metal mecânico:

 

Luz síncrotron permite avaliar processo de soldagem em tempo real

 

Cloos expande possibilidade de integração na soldagem a arco automatizada

 

Messe Düsseldorf prepara nova feira internacional de soldagem e corte



Mais Notícias CCM



Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Um reforço para a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Retração e confiança moderada no setor de aços

Os dados do mês de setembro do Instituto Aço Brasil apontaram retração na produção e ligeiro aumento das vendas. O inspira confiança moderada entre os empresários.

27/10/2025