A Fesmo (São José dos Campos, SP) está trazendo para o mercado brasileiro uma série de máquinas para corte a laser destinadas à fabricação de peças seriadas de pequenas dimensões. Desenvolvidas pela italiana Cielle, são bastante utilizadas pelo setor de joalheria, mas também na produção de microcomponentes para o setor de eletroeletrônicos e para a indústria de óculos.

 

A série Epsilon 60/40 opera com laser de fibra óptica e é composta por dois cabeçotes, sendo um para gravação e outro para corte, montados em um corpo de alumínio fundido. O acionamento se dá por motores brushless e a movimentação é feita por meio de fuso de esfera nos três eixos de trabalho. A fonte de laser para marcação opera a 20 ou 50 W, com pulso fixo ou variável, enquanto a fonte que alimenta o cabeçote de corte pode ser de 500 ou 1.000 W.

 

A alimentação do material é feita por meio de tiras fornecidas em bobinas, podendo o equipamento ser ajustado para o trabalho de forma contínua. O engenheiro Francisco Perez, diretor da Fesmo, explicou que as máquinas vêm solucionar um problema para os processadores de peças pequenas, cujo projeto acaba sendo de difícil execução nas máquinas de corte a laser tradicionais, que trabalham a partir de chapas de grandes dimensões.

 

Fotos:Cielle/Fesmo

 

Leia também:

 

Geradores de laser de fibra para o corte de metais chegamao Brasil

 

Célula de soldagem automatizada integra processos Mig/Mag e laser

 

#Fesmo #cortealaser

 



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Considerações importantes para o avanço correto do passo na alimentação de fitas

A alimentação de chapas em prensas pode ser influenciada por diversas variáveis durante a execução de processos de estampagem. Alguns fatores que podem afetar as operações realizadas no chão de fábrica são comentados a seguir.

22/03/2024