O Instituto de Tecnologia del Plástico (Aimplas) implementou o projeto Veteria21, financiado pelo Governo Regional de Valência, voltado ao desenvolvimento de novos processos de transformação mais eficientes de compósitos termoplásticos para que possam ser usados na substituição de componentes metálicos em baterias de veículos elétricos.
A eletrificação e modernização de veículos está cada vez mais tomando conta do chão de fábrica das montadoras ao redor do mundo. Em paralelo, as pesquisas e os desenvolvimentos de novas baterias mais leves, eficientes e com mais autonomia se fazem necessárias uma vez que, segundo o instituto, o setor de mobilidade e transporte é atualmente responsável por um quarto de todas as emissões de gases de efeito estufa.
O objetivo do projeto é otimizar os processos de transformação de compósitos termoplásticos a fim de melhorar suas propriedades para que possam substituir os metais nas carcaças de baterias de veículos elétricos, atualmente fabricadas em aço inoxidável e alumínio. Seus módulos de íons de lítio são volumosos e pesados, representando cerca de 20% a 30% do peso do veículo. De acordo com o Aimplas, como resultado, o projeto reduziria o peso da bateria e, portanto, seu consumo, proporcionando uma nova solução mais sustentável baseada em critérios de economia circular.
“Em geral, 73% do peso do veículo corresponde a componentes metálicos. Os compósitos termofixos são, portanto, uma alternativa leve para carcaças de bateria. No entanto, sua reciclabilidade e taxa de produção não os favorecem. Por esta razão, os compósitos termoplásticos representam uma boa alternativa”, explicou Begoña Galindo, líder do grupo Aimplas Sustainable and Future Mobility.
O projeto é parte de um acordo de colaboração entre o Ministério da Inovação, Universidades, Ciência e Sociedade Digital do Governo Regional de Valência, além do Aimplas.
(Foto: Aimplas)
Conteúdo relacionado:
Fibra de carbono de base biológica
Instituto promove a reciclagem de compósitos usados em turbinas eólicas e no setor aeronáutico
Mais Notícias CCM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025