O poli(éter-éter-cetona - PEEK) KetaSpire , um grau médico de alto desempenho produzido pela belga Syensqo (Taboão da Serra, SP), foi usado na criação de uma nova geração de guias ortopédicas cirúrgicos, mais leves e precisas (imagem ao lado) em relação aos seus equivalentes metálicos.

 

Desenvolvido por meio da parceria entre as empresas brasileiras Hanisch Medical (Portão, RS) e TechImport (Rio Claro, SP), o item teve redução de peso de até 70% em comparação aos instrumentos tradicionais, sem comprometer sua resistência mecânica nem durabilidade.

 

A principal inovação técnica do KetaSpire PEEK consiste em sua radiotransparência, que permite a realização de exames de imagens intraoperatórias claras e sem interferência, facilitando o posicionamento exato das guias. Essa característica melhora a eficiência dos procedimentos cirúrgicos, contribuindo para a redução do tempo operatório.

 

Além da radiotransparência, o design ultraleve desses orientadores cirúrgicos reduz significativamente a fadiga do cirurgião em procedimentos prolongados, promovendo melhor ergonomia. As orientações são compatíveis com os principais métodos de esterilização em ambientes hospitalares, incluindo os métodos por vapor, óxido de etileno e radiação gama.

 

A colaboração técnica entre a Hanisch Medical, a TechImport e a Syensqo evidencia o potencial do uso de polímeros de alto desempenho para substituir metais em dispositivos médicos críticos.


 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________


 

Imagem: Syensqo


 


 


 

Leia também:
 

Fabricação de dispositivos médicos mantém expansão

 

Setor de resinas tem recuperação expressiva em 2025


 



Mais Notícias CCM



Dispositivo identifica fibras de carpetes em frações de segundos

Instituição dos Estados Unidos que promove a reciclagem de carpetes lançou um scanner que identifica os componentes de carpetes, facilitando a triagem e o trabalho dos recicladores e de fabricantes de compostos de poliamida.

27/01/2026


Tecnologia simplifica o rastreamento de materiais reciclados

A Ciclopack desenvolveu um sistema que identifica a origem e o percentual de plásticos reciclados presentes em embalagens.

09/12/2025


Unidade referência na triagem de resíduos terá equipamentos da Stadler

A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.

05/12/2025