Uma linha de agentes compatibilizantes indicados para a fabricação de produtos a partir de plásticos descartados foi desenvolvida pela IQX. São concentrados voltados tanto para o processamento simultâneo de resinas recicladas e virgens quanto para o de materiais poliméricos multicamadas, incluindo os que contêm metais.

 

Plásticos multicamadas reciclados são usados para fabricar tampas

 

Os aditivos se dividem em duas séries, denominadas Unifix e Flex. Os pertencentes à primeira são recomendados para aplicação em formulações que requeiram a melhoria das propriedades dos polímeros e o equilíbrio entre suas proporções como, por exemplo, grades que mesclem PE, PA, PP  e BOPP. Já os da linha Flex podem viabilizar a reciclagem de filmes flexíveis compostos por camadas de EVOH, PE e PA.

Para inibir odores comumente provenientes de processos de reciclagem, Silmara Neves e Carla Fonseca, diretora administrativa/comercial e diretora de produção/desenvolvimento da empresa, respectivamente, oferecem um aditivo que recebeu o nome de “Raptor”. Segundo elas, há a possibilidade de customização dos produtos conforme a necessidade dos clientes.

A companhia está buscando parcerias na área de reciclagem de EVA, PE e XLPE, bem como nos ramos de fabricação de tampas – exemplo de aplicação de polímeros multicamadas contendo barreiras metálicas, reciclados por moagem, na imagem – e filmes plásticos, além de revestimentos elastoméricos para blindagem eletromagnética, EPIs e calçados.

 

Foto: IQX

 

Conteúdo relacionado:

Resina biodegradável é desenvolvida no Brasil

Novos sistemas para recuperação de plásticos pós-consumo

 

#Reciclagemdeplasticosmulticamadas #Aditivocompatibilizante #Polímeros



Mais Notícias CCM



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025