A soldagem é um processo muito importante para o segmento de corte e conformação de metais, uma área que acompanha a modernização de processos e que atualmente está se aperfeiçoando para atender também às demandas do ramo de impressão 3D de metais.

Entre as aplicações para as quais a soldagem de peças metálicas fabricadas por manufatura aditiva pode ser direcionada está o desenvolvimento de peças com características metalúrgicas complexas, o que pode consistir também em design complexo. E a demanda por peças desse tipo já é recorrente em ramos como o aeroespacial, a indústria automobilística e de eletroeletrônicos, bem como na área da saúde, entre outras.
Além disso, a soldagem pode contribuir para a produção de protótipos e/ou de componentes especiais para comercialização sob encomenda de produtos impressos 3D, por exemplo. “Hoje, a tendência tecnológica aponta para ferramentas cada vez mais completas e flexíveis que precisam otimizar o investimento, pois esse tipo de demanda existe”, comentou Jeferson Godinho, especialista em processo e aplicação da divisão Perfect Welding da Fronius do Brasil (São Bernardo do Campo, SP), empresa com matriz na Áustria.
Segundo ele, apesar de ainda haver muitos obstáculos no caminho para a otimização de tecnologias de soldagem que atendam à demanda da área de impressão 3D de materiais metálicos, “as tecnologias de soldagem para uso em manufatura aditiva têm atingido um grau bem avançado”. Em comunicado à imprensa, a companhia informou que algumas de suas linhas de equipamentos de soldagem indicados para a manufatura aditiva de metais já se encontram disponíveis no País.
Imagem: Fronius
Reportagens similares:
#Fronius #Soldagem #Impressão3D #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025