Na próxima semana acontecem simultaneamente, e de forma totalmente presencial, a 8ª feira internacional de soldagem Schweisstec e a 15ª feira internacional Blechexpo para o trabalho de chapas metálicas, na cidade alemã de Stuttgart. De 26 a 29 de outubro os fornecedores destes setores vão expor tecnologias de ponta voltadas para a fabricação de produtos metálicos, tendo como grande destaque a automação de tarefas típicas desses ambientes.

 

A digitalização, a sustentabilidade e a eficiência dos processos em um cenário de produção em rápida mudança são o pano de fundo para o desenvolvimento da indústria neste momento. Os principais tópicos da exposição incluem soluções autônomas e para sequenciamento de processo envolvendo a fabricação de peças feitas de chapas metálicas, perfis e tubos, bem como processamento térmico e mecânico, tecnologias de corte, máquinas de processamento, equipamentos para estampagem, dobramento e conformação em geral.

 

O executivo Stephan Pittner, CTO da empresa alemã Carl Cloos, especializada em tecnologia de soldagem e com unidade brasileira em Guarulhos (SP), comentou em entrevista as tendências as serem observadas no evento.

 

Para ele, o grau de automação continuará a aumentar nos processos upstream e downstream: “Cada vez mais, nossos clientes desejam integrar soluções de soldagem automatizada com diferentes tecnologias de fabricação na linha de produção como, por exemplo, aplicações de retificação. Além disso, o avanço da digitalização facilita o controle ideal e a melhoria contínua dos sistemas de soldagem robotizada. A inteligência artificial também está se tornando cada vez mais significativa e será um parceiro importante para os humanos na fábrica do futuro”.

 

Robô como componente central

 

A Indústria 4.0, de acordo com Pittner, se esforça para cumprir a fabricação de um produto individual, desde o pedido inicial até a sua entrega, demandando por isso instalações customizadas. “O objetivo é fabricar soluções individualizadas, fornecendo sistemas que têm o robô como componente central. Hoje somos capazes de simular todos os processos do sistema robótico com a ajuda de um gêmeo digital. Cada vez mais, a fonte de soldagem e o robô estão evoluindo para um sistema que pode se otimizar. Além de adquirir todos os dados de produção, tais como parâmetros de soldagem, tempos de abertura de arco, tempos de execução do programa e vários indicadores de eficiência, é particularmente importante para os usuários ter esses dados disponíveis rapidamente em um formato claro”, informou.

 

Ferramentas online baseadas em plataformas próprias também estão se tornando cada vez mais importantes nesse aspecto. No caso dos sistemas da Cloos, os usuários podem acessar informações de seus processos de soldagem em tempo real com a plataforma C-Gate IoT.

 

Novos desafios na indústria da mobilidade

 

Por oferecer soluções para diferentes segmentos industriais, a Cloos tem sido pouco afetada pelas mudanças no setor automotivo. Também por isso, a empresa encara a transição para a mobilidade elétrica como uma fonte de oportunidades: “A demanda por sistemas de bateria continuará crescendo e exigindo soluções que demandam experiência em soluções de fabricação para a produção desses componentes”, comentou o executivo, acrescentando que a Cloos vai destacar na feira a sua linha de equipamentos de soldagem QINEO, com uma nova solução para a moderna tecnologia de soldagem MIG.

 

A fonte de alimentação de soldagem de alta tecnologia QINEO NexT oferece opções de aplicação flexíveis em soldagem manual e automatizada. “Além disso, desenvolvemos ainda mais nosso portfólio de robôs QIROX e de produtos digitais, tais como nossa plataforma de digitalização C-Gate IoT e nosso software de programação offline QIROX RoboPlan”, completou Pittner.


 

Fotos: BlechExpo e Cloos


 

Conteúdo relacionado:

 

Digitalização e sustentabilidade estão na pauta de 85% das empresas, aponta estudo

Um ambiente de soldagem mais colaborativo


 

#Blechexpo #Cloos #soldagemautomatizada

 



Mais Notícias CCM



Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Tratamento de efluentes industriais será tema de seminário

Técnicas de recuperação da água em que são descartados poluentes oriundos de operações industrias serão debatidas em evento no interior de São Paulo.

22/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024