Um projeto envolvendo pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Senai Cimatec e o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) levou ao desenvolvimento do nanoscópio “Na@Mo”.

Equipamento de medição nanométrica para a área de metais

 

Trata-se de um equipamento que é capaz de ampliar com alta resolução a imagem de moléculas e átomos que compõem a estrutura de metais, revestimentos e outros materiais em escala nanométrica, por exemplo. Sua configuração lhe permite gerar imagens de áreas que medem milionésimos de milímetro – para se ter uma ideia, 1 nanômetro equivale a um bilionésimo de metro.

 

Além disso, o nanoscópio conta com uma antena que faz a transmissão/conversão de imagens para um software, que em um primeiro momento realiza análises automaticamente e em seguida armazena os arquivos correspondentes às imagens capturadas.

 

Entre os fatores que incentivaram essa iniciativa está a demanda de equipamentos ópticos que proporcionem a inspeção de propriedades de nanomateriais metálicos, bem como de materiais dissimilares usados na construção de estruturas híbridas, cuja pesquisa e desenvolvimento estão cada vez mais presentes no dia a dia da indústria de manufatura e de sua cadeia produtiva.

 

Em comunicado à imprensa, os pesquisadores que participam desse trabalho disseram que a tecnologia proporcionará vantagens em relação aos instrumentos ópticos tradicionais, e que ela poderá ser útil em diversas operações laboratoriais/industriais.

 

O projeto tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), ao passo que a criação do software de análise ficou a cargo do DCC e o desenvolvimento do hardware do nanoscópio foi um trabalho encabeçado pelo Senai Cimatec.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui e também em nossos guias, dentre os quais está o de microscópios projetados para operações no chão de fábrica do ramo de metais.

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Reportagens similares:

 

Atualização de software para programação de robôs

 

Novo centro de inspeção robótica de peças metálicas em SP

 

 

#Embrapii #UFMG #SenaiCimatec #Nanoscópio #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024