A norte-americana Huntingdon Fusion Techniques (HFT) desenvolveu uma fita adesiva para ser aplicada na parte posterior da linha de solda nas junções entre chapas metálicas, por exemplo. A fita leva o nome de Argweld Weld Backing Tape e o seu uso tem a função de apoiar a poça de fusão para que o perfil da raiz fique uniforme, tanto nos processos MIG/MAG quanto TIG..jpg)
O produto é composto por uma fita adesiva de alumínio de 75 mm de largura com uma faixa de fibra de vidro de 25 mm no centro, sobre a qual a solda pode ser depositada. A fita não tem um ponto de fusão definido, ao contrário da fibra cerâmica, cujo ponto de fusão a 1.800ºC ocasiona preocupação durante a soldagem TIG, por exemplo, quando podem ser alcançados até 6.000ºC. De acordo com o fabricante, as velocidades de soldagem podem ser aumentadas com a ajuda da Argweld.
Para a soldagem de chapas de aço inoxidável de parede fina e vasos de apenas um lado, a fita de suporte pode ser fixada na parte de trás da solda, para apoiar a poça de fusão, manter o gás de proteção em torno da poça de fusão, eliminando a necessidade de uso do gás de purga.
.jpg)
 
Georgia Gascoyne, diretora geral da HFT, informa que a fita é muito fácil de usar, bastando fixá-la na abertura da raiz usando a parte adesiva da fita de alumínio de cada lado do centro de fibra de vidro, o que mantém a junta livre de pontos de solda. Após a soldagem, a fita é removida, deixando a solda livre de oxidação e sem necessidade de esmerilhamento ou retificação.
Fotos:HFT
#HFT #fitaprotetorapararaizdesolda
Mais Notícias CCM
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
O Grupo Laprosolda e a Hexagon realizaram um estudo para a otimização da soldagem de chapas de aço A131 usadas na construção de uma caçamba submetida a ambiente portuário. O estudo envolveu o controle de temperatura da chapa durante a soldagem de maneira a não danificar o revestimento da caçamba.
27/10/2025
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em mais de 2,6 mil micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025