A norte-americana Huntingdon Fusion Techniques (HFT) desenvolveu uma fita adesiva para ser aplicada na parte posterior da linha de solda nas junções entre chapas metálicas, por exemplo. A fita leva o nome de Argweld Weld Backing Tape e o seu uso tem a função de apoiar a poça de fusão para que o perfil da raiz fique uniforme, tanto nos processos MIG/MAG quanto TIG.

 

O produto é composto por uma fita adesiva de alumínio de 75 mm de largura com uma faixa de fibra de vidro de 25 mm no centro, sobre a qual a solda pode ser depositada. A fita não tem um ponto de fusão definido, ao contrário da fibra cerâmica, cujo ponto de fusão a 1.800ºC ocasiona preocupação durante a soldagem TIG, por exemplo, quando podem ser alcançados até 6.000ºC. De acordo com o fabricante, as velocidades de soldagem podem ser aumentadas com a ajuda da Argweld.

 

Para a soldagem de chapas de aço inoxidável de parede fina e vasos de apenas um lado, a fita de suporte pode ser fixada na parte de trás da solda, para apoiar a poça de fusão, manter o gás de proteção em torno da poça de fusão, eliminando a necessidade de uso do gás de purga.


 

Georgia Gascoyne, diretora geral da HFT, informa que a fita é muito fácil de usar, bastando fixá-la na abertura da raiz usando a parte adesiva da fita de alumínio de cada lado do centro de fibra de vidro, o que mantém a junta livre de pontos de solda. Após a soldagem, a fita é removida, deixando a solda livre de oxidação e sem necessidade de esmerilhamento ou retificação.

 

 

Fotos:HFT

 

#HFT #fitaprotetorapararaizdesolda

 

 



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024