A norte-americana Huntingdon Fusion Techniques (HFT) desenvolveu uma fita adesiva para ser aplicada na parte posterior da linha de solda nas junções entre chapas metálicas, por exemplo. A fita leva o nome de Argweld Weld Backing Tape e o seu uso tem a função de apoiar a poça de fusão para que o perfil da raiz fique uniforme, tanto nos processos MIG/MAG quanto TIG.

 

O produto é composto por uma fita adesiva de alumínio de 75 mm de largura com uma faixa de fibra de vidro de 25 mm no centro, sobre a qual a solda pode ser depositada. A fita não tem um ponto de fusão definido, ao contrário da fibra cerâmica, cujo ponto de fusão a 1.800ºC ocasiona preocupação durante a soldagem TIG, por exemplo, quando podem ser alcançados até 6.000ºC. De acordo com o fabricante, as velocidades de soldagem podem ser aumentadas com a ajuda da Argweld.

 

Para a soldagem de chapas de aço inoxidável de parede fina e vasos de apenas um lado, a fita de suporte pode ser fixada na parte de trás da solda, para apoiar a poça de fusão, manter o gás de proteção em torno da poça de fusão, eliminando a necessidade de uso do gás de purga.


 

Georgia Gascoyne, diretora geral da HFT, informa que a fita é muito fácil de usar, bastando fixá-la na abertura da raiz usando a parte adesiva da fita de alumínio de cada lado do centro de fibra de vidro, o que mantém a junta livre de pontos de solda. Após a soldagem, a fita é removida, deixando a solda livre de oxidação e sem necessidade de esmerilhamento ou retificação.

 

 

Fotos:HFT

 

#HFT #fitaprotetorapararaizdesolda

 

 



Mais Notícias CCM



Ampliação de fábrica de latas de alumínio

A Ardagh Metal Packaging investiu na ampliação de sua fábrica em Jacareí e, com o investimento, a unidade do Vale do Paraíba se torna a maior fábrica de latas de alumínio da América do Sul.

29/11/2021


Novos recursos de maquinário acompanham as tendências da fabricação mecânica

Sistema a laser de alta potência, célula robotizada para dobramento e avanços em software foram anunciados pela LVD.

29/11/2021


Produção brasileira de aço bruto tem alta de 19,2% até outubro

Segundo dados institucionais, a produção brasileira de aço bruto, no período de janeiro até outubro de 2021, teve aumento de 19,2% se comparada à do mesmo período de 2020.

29/11/2021