A Projeart, empresa de manufatura de estruturas metálicas em aço, está investindo R$ 60 milhões em suas instalações, com o objetivo de aumentar o atendimento especialmente aos mercados do Norte e Nordeste do Brasil.
A empresa está finalizando a instalação da sua planta de galvanização a fogo, na cidade de Eusébio (região metropolitana de Fortaleza, CE), com um equipamento que deve começar a operar já este mês.
Para isso está sen
do instalado um tanque de 15 m³, em que será executada a galvanização, um processo já consolidado que consiste em revestir o aço limpo com uma camada de zinco fundido visando protegê-lo contra corrosão.
O processo tem três etapas principais. A primeira é a preparação dos itens a serem tratados, os quais são limpos e fluxados. Posteriormente, ocorre a imersão no banho de zinco fundido. E, finalmente, são realizados os tratamentos posteriores de resfriamento e passivação. A galvanização aumenta a vida útil do material, reduzindo a demanda por novos produtos e a geração de resíduos.
Com as novas instalações, a empresa estima reduzir os custos logísticos para os clientes dos estados do Norte e Nordeste. “Hoje, grande parte da galvanização destinada ao Norte e Nordeste é realizada em outras regiões, aumentando muito os custos de frete, de prazos e riscos logísticos. A nova pl
anta permitirá redução significativa no custo por tonelada, prazos mais curtos, menor manipulação das cargas e maior previsibilidade para obras de grande porte”, destacou Odmar Feitosa, diretor da Projeart (foto ao lado).
“A proximidade com o Porto do Pecém e com o Porto de Fortaleza abre uma oportunidade estratégica de atuar na galvanização de componentes destinados ao mercado de outras regiões e até do exterior, especialmente para setores como construção, energia renovável e telecom”, acrescentou Odmar.
A planta de galvanização a fogo foi pensada para atender padrões internacionais e se posicionar como um hub exportador desse tipo de serviço no Nordeste.
A Projeart fabrica uma extensa linha de produtos em aço, incluindo telhas, perfilados, pilares e torres de telecomunicação. Com capacidade para processar até 5 mil toneladas de aço por mês, fornece estruturas desse material para todo o País, para a edificação de centros logísticos, supermercados, atacados, instalações industriais, shopping centers, entre outros.
A área fabril da Projeart soma mais de 130 mil metros quadrados, distribuídos em três unidades, localizadas em Eusébio.
Imagem: Projeart
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Leia também:
Lantek terá novo recurso para processamento de chanfros
AutoForm renova sistema para desenvolvimento de ferramentas progressivas
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025