A fábrica de veículos do BMW Group Brasil instalada no município catarinense de Araquari pôs em prática um projeto de reciclagem cuja premissa é o uso de sobras de selante de PVC – insumo usado no processo de pintura dos carros lá produzidos – para a fabricação de tapetes e carpetes para carros ou empresas, bem como solado de calçados, entre outros.

 

Programa de reciclagem incentiva o uso de resíduos de PVC na fabricação de produtos

 

Essa iniciativa é parte do programa Seal the Deal (ou “Sele o acordo”, em tradução livre), criado recentemente pelo grupo, o qual consiste em um processo logístico envolvendo a coleta e o armazenamento de resíduos provenientes de selante de PVC, e o encaminhamento desse material a empresas parceiras que o utilizam como matéria-prima em seu processo produtivo.

 

A partir daí, e além dos exemplos mencionados anteriormente, os resíduos podem ser convertidos em, por exemplo, itens de sinalização como cones ou em alojamentos como barracas para acampamento. Segundo informações da companhia, a iniciativa teve o apoio do programa Accelerator Program do BMW Group. Um vídeo sobre o programa de reciclagem e os processos que ele abarca pode ser visto aqui.


 

 

Mais informações sobre o PVC e processos de reciclagem de plásticos podem ser obtidas em nosso site. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre a oferta de polímeros, produtos, serviços e muito mais.

 

 

Foto: BMW Group Brasil

 

 

Conteúdo relacionado:

MES integrado a sistema de inteligência artificial na moldagem de tetos em PC

 

POM com baixa emissão de formaldeído


 

 

#BMWGroupBrasil #SealtheDeal #Reciclagem #PVC #Plásticos

 



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026