A Fundação Heinrich Böll, que tem sede na Alemanha e escritório sazonal no Rio de Janeiro (RJ), lançou recentemente o Atlas do Plástico 2020 – Fatos e números sobre o mundo dos polímeros sintéticos, uma publicação que traz dados atualizados sobre a produção, o consumo e a reciclagem de plásticos, além de outros temas relacionados a essa área, também no Brasil.

O conteúdo é dividido em seções nas quais são abordados assuntos como a atual demanda de embalagens feitas a partir de termoplásticos para o acondicionamento de alimentos, o que está diretamente ligado às mudanças de comportamento do consumidor com a chegada da pandemia de Covid-19, bem como ações e projetos fundamentados na reciclagem de polímeros, pensados para mitigar o volume de rejeitos descartados incorretamente no meio ambiente e otimizar o reaproveitamento de materiais desse tipo.
Também há tópicos referentes aos tipos de plásticos que atualmente são utilizados na produção de itens considerados indispensáveis no dia a dia do consumidor como, por exemplo, recipientes, garrafas e embalagens e utensílios dos mais variados. Essa parte também abrange a fabricação de equipamentos de proteção, tubulações e peças para veículos, máquinas e sistemas produtivos típicos de parques fabris.
Além disso, estão presentes em algumas seções informações sobre o contexto histórico do plástico, em que é traçado um paralelo sobre o desenvolvimento dos diferentes tipos desse material e as suas aplicações mais comuns, e também uma visão sobre o futuro do plástico e de novos materiais, incluindo os biodegradáveis, que poderão atender aos requisitos atrelados ao conceito de sustentabilidade.
O atlas pode ser baixado gratuitamente aqui e uma vasta literatura voltada para o ramo de plásticos, além de artigos técnicos, pode ser conferida em nosso site.
Foto: Fundação Heinrich Böll
Conteúdo relacionado:
Separação de resíduos combinada com reciclagem mecânica avançada
Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa
#FundaçãoHeinrichBöll #Reciclagem #Plásticos #Literatura #Covid-19
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026