A fabricante de embalagens plásticas Terphane, empresa que tem sede em São Paulo (SP) e que pertencente ao grupo norte-americano Tredegar, obteve recentemente uma certificação internacional a qual atestou que a sua linha de filmes Ecophane possui formulação composta por pelo menos 30% de materiais obtidos por meio de reciclagem, incluindo  PET.

 

Plásticos feitos por reciclagem recebem aprovação de agência internacional

A partir da aprovação que foi concedida pela agência SCS Global Services, situada nos Estados Unidos, os produtos da linha mencionada anteriormente – que também obtiveram certificação no que diz respeito ao contato direto com alimentos no Brasil, com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e nos Estados Unidos e na Europa, estipulada pela Food and Drug Administration (FDA) e pela European Food Safety Authority (EFSA), respectivamente – passarão a contar com o selo denominado “Recycled Content”, ou “conteúdo reciclado”, em tradução livre.


 

 

O selo poderá ser impresso nas embalagens a fim de comunicar ao consumidor final que elas são sustentáveis e foram feitas com poliéster reciclado pós-consumo”, disse André Gani, diretor do departamento de vendas e marketing da Terphane. Segundo ele, o desenvolvimento desses produtos faz parte de um programa que visa ao alinhamento com os conceitos de sustentabilidade.


 

 

Em se tratando do PET utilizado na formulação dos filmes, o material é obtido a partir da coleta de garrafas e recipientes, por exemplo, os quais são submetidos a processos de triagem, limpeza e trituração antes de serem adicionados à composição das embalagens.


 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira também os nossos guias que trazem informações sobre a oferta de resinas recicladas, além de artigos técnicos que abordam diversos temas relacionados a esta área.



 

 

Foto: Pixabay

 

Conteúdo relacionado:

Reciclagem química de plásticos usados em autopeças

 

Novos equipamentos para seleção de grânulos



 

#Terphane #SCSGlobalServices #Anvisa #Reciclagem #Plásticos



Mais Notícias CCM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025