A Yaskawa Motoman do Brasil, empresa que tem matriz no Japão, está trazendo para o Brasil um novo robô de seis eixos que tem capacidade para processar cargas com peso de até 20 kg, o qual pode ser integrado a linhas de fabricação de produtos plásticos.

O autômato, que recebeu o nome de HC20XP, possui braço que apresenta alcance de 1.700 mm tanto no sentido horizontal quanto no vertical, sendo sua repetibilidade de trabalho de 0,05 mm. O peso de seu braço é de 140 kg e ele pode operar em dois modos: industrial e colaborativo.
Em se tratando do modo operacional industrial do robô, a sua velocidade de trabalho é de até 1.000 mm/s, ao passo que no colaborativo sua velocidade de trabalho chega aos 250 mm/s. No entanto, ele pode trabalhar com quatro modos distintos de operação colaborativa, os quais são mencionados a seguir.
Parada de emergência monitorada, possibilitando definir até 32 zonas de trabalho monitorado (FSU);
Controle e monitoramento da velocidade nas zonas de trabalho pré-definidas;
Posicionamento manual do robô;
Limitação de força e potência (PFL).
A respeito da tecnologia de limitação de potência e força (de Power and Force Limiting, denominada pela sigla mostrada acima), Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da companhia, disse que a partir de seu uso é possível programar limites de força fazendo com que o robô pare automaticamente caso a força externa exceda o limite programado. Segundo o executivo, o autômato é indicado para operar conjuntamente com máquinas injetoras e/ou impressoras 3D, além de outras máquinas típicas de parques fabris voltados ao processamento de plásticos.
Outra característica do HC20XP é o seu grau de proteção IP67 que permite que ele seja submetido ao contato com a água, como explica Icaru, a seguir. “Isso possibilita o seu trabalho em ambientes agressivos como, por exemplo, de lavagem de peças com jato d’água, sem a necessidade de uso de capas, coberturas protetivas etc.”.
A fabricante informou que o modelo possui sistema de segurança composto por sensores e que ele também pode ser configurado com sistema de desligamento automático, podendo ainda ser conectado a redes Ethernet, bem como ser instalado em paredes ou teto. Os clientes podem contar com assistência técnica no Brasil.
Mais informações sobre robôs colaborativos indicados para operações no ramo de plásticos, assim como a respeito de softwares, podem ser obtidas em nossos guias.
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026